ETIQUETA EMPRESARIAL - COMPORTAMENTO NAS FESTAS DE FINAL DE ANO




Os eventos empresariais são voltados para a integração dos colaboradores, lazer e divertimento. É uma festa onde o comportamento usual dos funcionários costuma fugir do padrão habitual, provocado pelo momento de extroversão e, em alguns casos, pelo abuso de bebidas alcoólicas. Mas é importante considerar de que tudo volta à normalidade na empresa no dia seguinte.

Dessa forma, devemos adotar a discrição e alguns cuidados, como evitar o excesso de bebidas alcoólicas e a ocorrência de brincadeiras desagradáveis.

É muito indelicado tecer comentários maliciosos a respeito da empresa, do chefe e dos colegas, portanto aproveite a ocasião para fazer bons relacionamentos.

No convite, deve ser adicionado o local, telefone de contato, a data e a hora do início da festa e até mesmo o horário do término, dependendo do local. O convite deve esclarecer sobre levar acompanhante e o convidado deve seguir rigorosamente essa determinação.

A comemoração deve ser num local de fácil acesso, conhecido pela maioria. Caso seja em local distante, o transporte deve estar incluído na programação.

Caso sua empresa esteja organizando uma festa de final de ano, sua presença é indispensável.

As mulheres devem optar por roupas e maquiagens discretas. Evitar decotes exagerados, fendas, transparências em excesso, roupas muito justas ou esportivas e até mesmo sapatos desconfortáveis.

Cumprimente os chefes e suas esposas ao chegar, caso estejam na entrada, ou ao se encontrarem em plena festa, mas não é necessário se despedir deles.

Dependendo do porte do evento, evite levar máquina fotográfica, pois além de incômodas, são apropriadas apenas para ocasiões informais.

Comentar sobre trabalho o tempo todo é bastante inoportuno.

Se um colega tornar-se inconveniente, seja delicado e saia discretamente do local onde ele se encontra.


Boas festas!!!

Comentários

Anônimo disse…
Ótimas informações. A falta de bom senso em festas de final de ano da empresa já deve ter custado o emprego de muita gente. hehe
BASICS ENGLISH disse…
Querida Luiza,
Que feliz iniciativa! Estaremos todos nos beneficiando com suas sábias teorias e seus ensinamentos. Conhecê-la é uma obrigação, pois acabamos conferindo que vc é tudo o que sempre ensinou. Admiro-a, muito, e desejo cada vez mais sucesso e crescimento profissional e pessoal. Só falta a foto do seu belo rosto para completar o blog, que está ótimo. Um abraço.

Postagens mais visitadas