segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

PARA A CRIANÇADA

Parte I
Ter e educar filhos não é uma tarefa fácil atualmente para os pais, pois muitas vezes nos falta tempo e condições para tal. Embora os costumes sejam transitórios, algumas regras básicas de comportamento estarão sempre em voga.
· Compreender que as noções sobre educação se iniciam no lar, e quem obteve essa formação é um privilegiado, pois as regras de etiqueta serão de suma importância para toda nossa vida.
· Conhecer as regras de polidez e etiqueta, contribuindo para a convivência social, e demonstrar, com gestos e palavras, o respeito para com as pessoas.
· Respeitar, obedecer, gostar dos pais e de você em primeiro lugar.
· Agradar aos pais sempre que possível, com carinho ou palavras de amor, adotando sempre um diálogo aberto com os mesmos.
· Não pressionar os pais para comprar coisas que eles não têm condições de adquirir.
· Não choramingar, fazer birra, gritar e xingar.
· Zelar pela segurança pessoal e coletiva, não cometendo atos que prejudiquem a si mesmo, às pessoas e ao meio ambiente.
· Manter organizada sua casa, seu quarto, suas roupas e os objetos pessoais.
· Desenvolver noções sobre ética, senso de justiça e cidadania.
· Utilizar sempre as palavras mágicas como: “bom dia”, “por favor”, “muito obrigado”, “com licença”, “me desculpe”.
· Agradecer sempre ao receber um favor, elogio, carinho, presente, convite ou atenção especial.
· Nunca esquecer de pedir "por favor" ao pedir ajuda, informação, explicação.
· Pedir “licença" quando necessitar interromper.
· Não interromper as pessoas quando elas estiverem ao telefone ou conversando.
· Dizer "desculpe-me", com sinceridade e arrependimento, ao perceber que fez ou disse o que não deveria, esbarrou ou machucou alguém, chegou com atraso, esqueceu-se do compromisso, demorou a devolver algo.

A etiqueta não só estimula o respeito aos que nos cercam como nos dá sabedoria para lidar com os próprios desejos e emoções.

3 comentários:

Anônimo disse...

Agora sim, Luiza, o alinhamento bombou o visual do seu blog.
Abrs do Tilá.

dete disse...

Oi amiga!!! adorei seu blog, sempre que for possivel vou entrar para me atualizar das boas dicas. Tenho muita saudade do nosso tempo... Mas a vida nos apronta! Quem voltamos a trabalhar juntas. Bejão da sempre amiga,
Bernadete.

dete disse...

Oi amiga!!! adorei seu blog, sempre que for possivel vou entrar para me atualizar das boas dicas. Tenho muita saudade do nosso tempo... Mas a vida nos apronta! Quem voltamos a trabalhar juntas. Bejão da sempre amiga,
Bernadete.