IMAGEM PESSOAL

“A imagem construída com inteligência e charme ajuda na comunicação com o outro. Incorpora confiança. Não é uma questão de simples vaidade, mas de sobrevivência”.

Costanza Pascolato, editora de moda.

Percebi em diversas áreas de empresas que atuei muitas profissionais ainda não se preocupam com a imagem pessoal ou desconhecem que ela é uma ferramenta imprescindível para se obter êxito no âmbito profissional e social.

Às vezes insatisfeitas com a empresa em que atuam ou com a chefia, não investem na própria imagem, esquecendo que somos vistos o tempo todo por pessoas de vários níveis e funções, que poderão dar um retorno positivo ou negativo a nosso respeito.

Segundo o autor Gilberto de Almeida você tem apenas dez segundos para obter êxito, sendo difícil uma segunda chance de causar uma boa impressão, e a mesma pode ser decisiva para o seu futuro.

Durante esse parco tempo somos avaliados quanto às roupas, a aparência, a postura, os gestos, a comunicação e os hábitos, prevalecendo à frase: a primeira impressão é a que fica.

Porém muitas pessoas não estão abertas às mudanças, pois uma pequena alteração na imagem construída durante a vida pode causar constrangimento e insegurança.

O cuidado consigo mesmo é uma forma de aumentar a auto estima, valorizar mais os nossos pontos positivos e não nos deixar abater pelos pontos negativos.

Um outro aspecto ligado à imagem é adequá-la à empresa na qual se vai atuar, considerando que cada empresa possui sua própria cultura, devendo-se, portanto levar em consideração o grau de formalidade ou informalidade do ambiente.

A imagem pessoal, portanto, não deve ser apenas uma falsa embalagem, ela deve estar aliada às competências técnicas e atributos profissionais para que seja verdadeira.

Comentários

Postagens mais visitadas