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quarta-feira, 14 de maio de 2008

SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO!



O sorriso pode durar apenas um instante, mas há casos em que não dá para esquecê-lo pelo resto da vida.


Há tempos me contaram que o proprietário da perfumaria Lourdes, famosa em Belo Horizonte e na região, sugeria que os funcionários abraçassem os clientes com um sorriso.

Menciono muitas vezes nas turmas, quando ministro aulas sobre o tema, esse fato que muito me impressionou, devido a tamanha sensibilidade e sabedoria do hábil empreendedor.

Infelizmente, não ocorre com muita freqüência esse exemplo de atendimento. Muitas vezes, até mesmo por uma questão de posição social ou de aparência, muitos clientes não são tratados como deveriam.

Os atendentes, vendedores, contatos e todos que lidam com o público, deviam perceber que clientes são todas as pessoas, e não se restringem somente ao que chega para comprar naquele momento específico.

Atualmente, atender bem não é só obrigação, mas uma questão de sobrevivência. Um cliente que não foi bem atendido provavelmente se tornará freguês do seu concorrente.

Observamos, freqüentemente, funcionários mal preparados prestando atendimento mal humorados e de modo indiferente.

Para tal, é necessário e urgente que as empresas ministrem treinamento específico a todos os seus funcionários, a fim de possibilitar um melhor atendimento e relacionamento com os clientes em geral.

Os tempos modernos, marcados pela era da informação, exigem uma nova postura no que tange aos relacionamentos com funcionários e clientes.

2 comentários:

Priscila disse...

Olá Luiza,
Parabéns pelo seu blog. Muito sucesso pra você!

Um abraço!

Luiza Miranda disse...

Querida Priscila,
Grata pelo comentário.
Vindo de vc me fez muito feliz!
Um abraço,