E A POSTURA, COMO ANDA?


“Só as pessoas muito superficiais não julgam pela aparência”. Oscar Wilde, escritor.


Postura são posições do corpo e atitudes, havendo uma relação intrínseca entre ambos, são comportamentos essenciais que ajudam a compor a imagem pessoal.

A postura correta transmite receptividade, segurança, respeito, elegância e simpatia.

É imprescindível à saúde, pois contribui para o bom funcionamento dos nossos órgãos, evita o aparecimento de dores e deformidades, propicia maior circulação sangüínea, tônus muscular e oxigenação do cérebro.

Cultivar o ALTO ASTRAL é indispensável, ele torna a postura naturalmente harmônica, porque o mau humor afeta nosso corpo.

Qualquer tipo de atividade física resulta em benefícios para a postura assim, a ginástica, a dança, a ioga e outros exercícios são excelentes preventivos para manter naturalmente a boa postura corporal.

Por volta de 12 a 16 anos de idade, na fase do estirão, é que preferencialmente a má postura deve ser corrigida.

Durante esse período o crescimento ósseo é maior do que o desenvolvimento muscular, ocasionando alterações na postura.

Posteriormente, na fase adulta poderão advir tensões musculares, problemas de sono e dores nas costas, que atinge grande contingente de pessoas.

A sigla RPG que significa: Reeducações Postural Global, pilates e rolfing incluem exercícios específicos sobre as cadeias de tensão muscular, utilizando posturas de alongamento. São indicados tanto para quem tem problemas com a coluna, como para quem busca benefícios estéticos.

Adotando uma postura correta em todas as atividades, a coluna retoma gradualmente a sua posição, proporcionando conforto e bem estar.

Os exercícios de alongamento e relaxamento seja o simples espreguiçar, contribuem para relaxar e aliviar o stress e tensão do dia a dia que crispam a aparência, contraem os músculos nos deixam para baixo, arruinando nossa postura e comportamento.

No ambiente de trabalho os móveis devem ser ergonomicamente projetados, principalmente cadeiras, mesas e bancadas. Este procedimento evitará muitas mazelas ocorridas quando não existe esse cuidado.


Além de conferir elegância, a boa postura tem um efeito “rejuvenescedor” mais forte do que muitos produtos de beleza, evitando barriga e para as mulheres seios caídos.

Para conquistar uma postura correta é exigida muita disciplina, que adotamos posteriormente com naturalidade, mas os resultados são compensadores.

Foto: www.jornallivre.com.br Próximo post: Posturas corporais adequadas

Comentários

Postagens mais visitadas