Translate

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

CARTÕES DE VISITA


"Cordialidade significa aquele modo de ser que descobre um coração palpitando em cada coisa, em cada pedra, em cada estrela, em cada pessoa".
Leonardo Boff, teólogo

É um comportamento profissional oferecer cartões de visitas, sendo uma ferramenta importante no marketing pessoal e um ritual necessário em encontros de negócios, facilitando o inter-relacionamento.
Para causar uma boa impressão ele deve ser bem confeccionado, pois caso contrário pode causar uma péssima imagem.
O formato, papel e cor do cartão indicam o tipo de empresa e o status profissional, eles devem ser pequenos, menores que um cartão de crédito, sendo que a cor branca ou gelo são as mais recomendadas.
O cartão de visita dos executivos e funcionários da empresa segue um tamanho padrão (9,5 x 5,5cm). Pode ser impresso também na vertical, incluindo o cargo ou departamento.
Crie uma imagem gráfica clara e interessante, mas não coloque pontos de exclamação e slogans.
Especifique claramente o que você faz ou vende de forma positiva e não omita informações essenciais ou apresente dados desatualizados.
Em algumas atividades permitem-se certas fantasias como, por exemplo, de pessoas ligadas às artes ou mídia, devendo se adequar ao estilo pessoal e ao tipo de atividade do usuário.
Em algumas empresas usa-se colocar o mapa da localização do endereço no verso do cartão.

Utilização
· Ao me perguntarem qual o momento ideal para ser entregue o cartão digo sempre que nesse momento o bom senso também impera, pois são diversas e inusitadas as situações em que nos encontramos com as pessoas.
· A princípio não se deve invadir a pessoa com o cartão, nem distribuí-los como se fossem panfletos, portanto é necessário que aja discrição e momento oportuno para fazê-lo.
· O cartão de visitas é útil para acompanhar flores e presentes, escrever pequenos recados, transmitir condolências, comunicar mudança de endereço entre outras.
· Oferecemos quando existe um interesse para um contato futuro.
· Também deve ser entregue à secretária ou recepcionista da pessoa que você terá uma reunião.
· Numa mesa de reunião são trocados à hora da apresentação.
· Após as apresentações, diante do interesse de uma ou das duas partes para um futuro contato, a pessoa mais importante tomará a iniciativa de dar seu cartão, pedindo também o do outro. Isto é um gesto de atenção por parte de um executivo mais graduado.
· O porta-cartões de prata ou couro confere requinte e imagem de organização pessoal, sendo que o próprio cartão deve ser entregue impecável, sem manchas ou vincos.
· Empresários e executivos mais detalhistas que ocupam altos cargos têm outro cartão apenas com seu nome e o logotipo da empresa usados para mensagens de felicitações ou pêsames.
· O cartão profissional não deve ser usado como meio para apresentação e fixação de identidade indiscriminadamente.
· Ao final de uma reunião de um almoço ou coquetel também é correto entregá-lo, mas não quando se estiver comendo.
· O cartão é entregue na mão da pessoa, segurando-o pela parte superior, evidenciando a frente do mesmo.
· Assim que recebê-lo, leia-o, demonstrando assim interesse, guardando-o discretamente, logo após.
· Em visita a um país estrangeiro é bom conhecer as normas de uso do cartão, pois podem variar conforme o costume local.

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Luiza, parabéns pelo seu blog,tenho acompanhado suas postagens!Sucesso pa você!BEIJÃO...
Denise Paiva (Campo Belo MG)

Luiza Miranda disse...

Olá Denise,
Que bom receber sua visita.
Obrigada pelos elogios e continue aparecendo sempre, ficarei muito feliz!
Um abraço,
Luiza

anne make up disse...

lu, eu sou extremamente apaixonada pelo meu cartão.
vc já o viu? tem ali naquele slide na lateral do meu blog, junto com as fotos.
e sou da opinião que um cartão legal é como embalagem de presente: conta mtos pontos ter uma apresentação legal.
beijos querida!!

Luiza Miranda disse...

Olá Anne,
Seu cartão é mesmo lindo!
Aliás tudo que faz é de muito bom gosto, assim como vc, que tive o privilégio de conhecer, embora virtualmente.
Acho que o cartão deve ser uma ferramenta de trabalho e ter o estilo de quem o porta.
Se for bem elaborado e confeccionado, ótimo.
Obrigada pela visita, adoro quando vc passa por aqui.
Um grande abraço,
Luiza

Luciana C disse...

Muito bom esse post sobre cartões...tenho visto cada aberração no meio médico....

Luiza Miranda disse...

Olá Luciana,
Obrigada.
Infelizmente muitas vezes as pessoas pecam por excesso nos cartões e pelo mau gosto.
Um abraço,
Luiza