COFFEE BREAK



Na maioria dos eventos empresariais existe uma pausa para o café, denominada coffee break, que se trata de um lanche servido nos intervalos. 

Quando este serviço é oferecido aos participantes antes do evento, é denominado welcome coffee.

Este tipo de serviço se enquadra tanto nas pequenas reuniões de negócios como em grandes encontros profissionais e, dependendo da modalidade do evento e da verba, o coffee break pode ser simples ou requintado.


A arrumação da mesa deve ser feita do lado externo do salão de reunião, de modo a não causar inconveniente durante a cerimônia.


Conforme o número de participantes poderá ser necessário a montagem de várias mesas a fim de agilizar o serviço.


Dessa forma é feita a mise-en-place, que é a organização e arrumação do ambiente, devendo o bufê estar preparado quinze minutos antes do horário programado.


Caso seja arranjado com muita antecedência, corre-se o risco de algumas pessoas se servirem antes do horário previsto.


Os garçons/garçonetes devem estar prevenidos quanto ao atraso da programação e não demonstrarem impaciência.


Os cardápios devem ser funcionais e geralmente incluem opções básicas como café, chá, leite, suco, água mineral e petit four (biscoito fino).


Atualmente, são realizados coffee break temáticos, dessa forma a decoração e menu deverão ser criativos, assim como estarem de acordo com o tema.


Há sempre o caso de eventos que se estendem por dias ou por mais de um período do dia e assim poderão ser elaborados cardápios variados, a fim de que o serviço seja mais agradável.


Caso seja necessário incluir o almoço na programação o cardápio deve ser leve, considerando que o evento terá continuidade.


A organização para este tipo de serviço é fundamental, a começar pela limpeza do local, utensílios adequados, decoração, alimentos de qualidade e o bom funcionamento do ar condicionado.

Sugestão de cardápio para coffee break
Café, chá, leite, chocolate, sucos, refrigerantes, água mineral, petit four, pão de queijo, bolos, pãezinhos variados, brioches, salgadinhos, mini-tortas, torradas com patê, pequenos sanduíches, pequenos croissants, tábua de frios, doces em pedaços e frutas.

UtensíliosToalha de mesa, taças, copos, xícaras para chá, xícaras para café, pratos de sobremesa, talheres de sobremesa, colherzinhas de café, jarras, garrafas de café, bandejas, travessas, guardanapos, pinças para salgados, pá para bolo, lixeiras, vasos e flores.



Fonte: FREUND, Francisco Tommy. Festas e Recepções: gastronomia, organização e cerimonial. 2 ed. Rio de Janeiro. Senac Nacional, 2007.

Comentários

Rosival disse…
Bom dia obrigado pelas dicas os detalhes são primordiais, para a excelencia no serviço, estou investindo nesta area aqui na região bragantina e precisava desses conselhos
Um abraço
Val - Quizz Festas
Rosival disse…
Bom dia obrigado pelas dicas os detalhes são primordiais, para a excelencia no serviço, estou investindo nesta area aqui na região bragantina e precisava desses conselhos
Um abraço
Val - Quizz Festas
Luiza Miranda disse…
Olá Rosival,
Fico feliz por minhas dicas terem sido úteis.
Caso necessite de um treinamento para garçom/garçonete, estou às ordens.
Abraços,
Carol disse…
Oi Rosival,

Trabalho nesta área aqui em Pernambuco,e é sempre bom reciclar para reavaliar nossa rotina de trabalho para que nada passe despercebido, pois todos e cada detalhe fazem a diferença.Precisamos oferecer bom serviço para a satisfação do nosso cliente. Foi muito bom encontrar dicas tão eficientes. Sucesso!
Carol disse…
Corrigindo o agradecimento das observações super legais, que devem ser endereçadas a Luiza Miranda.
Luiza Miranda disse…
Olá Carol,
É um prazer receber uma visita de Pernambuco aqui no blog, viu?
Fico feliz por minhas dicas contribuírem para o desenvolvimento do seu trabalho.
Infelizmente não conheço Pernambuco, mas se tiver algum treinamento na área de eventos/hotelaria que eu possa ministrar ai, estou às ordens, pois me daria muito prazer conhecer estas paragens.
Agradeço a gentil visita.
Gde abraço,
Unknown disse…
Obrigada pelas dicas, tocas muito úteis. Postem mais novidades!
Luiza Miranda disse…
Olá Jamille,
Eu é quem agradece a visita e a gentileza do comentário.
Estou me dedicando a novo livro e o blog ficou meio à deriva.
Mas em breve farei mais postagens, com bons conteúdos.
Gde abraço,

Postagens mais visitadas