Translate

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

ACNE E CIA


Cuidar da pele exige perseverança e atualmente existe recurso para tudo, menos para a preguiça.

O espetacular blog www.minhapeleemelhorqueasua.blogspot.com da competente dermatologista Dra. Luciana Chichierquio, diz sobre o quanto uma mulher gostaria de olhar para a outra e pensar que sua pele é melhor do que a dela...
Costumo dizer que pele é como mãe, ou seja, é uma só, e o cuidado com o rosto é importante porque é para ele que o outro olha a maior parte do tempo.
Minha pele, que é oleosa, durante alguns anos apresentava acne e espinhas muito incomodas.
A partir do momento que adquiri conhecimentos sobre os cuidados diários esses inconvenientes foram extinguindo.
Embora não seja dermatologista e existam muitas considerações sobre o assunto, percebi nos cursos que ministrei sobre maquiagem, problemas de acne e oleosidade na pele na maioria das alunas.
Existem vários fatores prejudiciais à pele e a origem da acne, muitas vezes é genética, sendo necessário descobrir a procedência, para um tratamento adequado evitando marcas irreversíveis.
Observei que muitas pessoas não higienizam a pele devidamente e se descuidam da alimentação, sendo que a maioria é negligente simplesmente por preguiça.
Existem produtos excelentes para limpeza e tratamento, mas é preciso ter paciência, porque o resultado é em longo prazo.
A alimentação adequada é fundamental para quem têm pele oleosa, sendo necessário evitar determinados alimentos e adotar outros.
O excesso de proteína pode aumentar a oleosidade, coma menos carne vermelha, gema de ovo, manteiga, leite e queijo gordos.
As frutas, legumes e verduras, são grandes aliados para uma pele saudável.
Consultar um bom dermatologista e esteticista facial profissional para uma limpeza, é de grande valia.
Evitar espremer, colocar a mão contaminada no rosto, dormir com fronha suja e outros cuidados de assepsia devem ser considerados.
Utilizar uma maquiagem que não seja oleosa também é o ideal.
Uma das perguntas mais freqüentes é se maquiagem faz mal à pele, à qual respondo: maquiagem não faz mal, mas sim a falta de cuidado com a mesma.
Meu filho um dia me perguntou: mãe você já terminou seu banho de pia? Ou seja, não durmo sem estar com a pele limpa.
Estando ou não maquiada, devemos cuidar da pele e os homens também estão inseridos neste contexto, pelo fato de não usufruírem do recurso da maquiagem.
Percebo que muitos esperam milagres de remédios e outros paliativos, mas não tratam devidamente da pele.
Portanto, se quiser ter uma bela cútis, cuide dela diariamente, por fora e por dentro, os resultados serão compensatórios.

No próximo blog: tipos de pele e cuidados diários.

2 comentários:

Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos disse...

Adoramos a expressão cunhada pelo seu filho...banho de pia é realmente ótimo!
Beijocas,

Luiza Miranda disse...

Olá Rostinhos,
Que alegria receber suas visitas.
Depois que aderi ao exposto acima minha pele ficou muito melhor, assim recomendo!
Bjs,
Luiza