ACNE E CIA


Cuidar da pele exige perseverança e atualmente existe recurso para tudo, menos para a preguiça.

O espetacular blog www.minhapeleemelhorqueasua.blogspot.com da competente dermatologista Dra. Luciana Chichierquio, diz sobre o quanto uma mulher gostaria de olhar para a outra e pensar que sua pele é melhor do que a dela...
Costumo dizer que pele é como mãe, ou seja, é uma só, e o cuidado com o rosto é importante porque é para ele que o outro olha a maior parte do tempo.
Minha pele, que é oleosa, durante alguns anos apresentava acne e espinhas muito incomodas.
A partir do momento que adquiri conhecimentos sobre os cuidados diários esses inconvenientes foram extinguindo.
Embora não seja dermatologista e existam muitas considerações sobre o assunto, percebi nos cursos que ministrei sobre maquiagem, problemas de acne e oleosidade na pele na maioria das alunas.
Existem vários fatores prejudiciais à pele e a origem da acne, muitas vezes é genética, sendo necessário descobrir a procedência, para um tratamento adequado evitando marcas irreversíveis.
Observei que muitas pessoas não higienizam a pele devidamente e se descuidam da alimentação, sendo que a maioria é negligente simplesmente por preguiça.
Existem produtos excelentes para limpeza e tratamento, mas é preciso ter paciência, porque o resultado é em longo prazo.
A alimentação adequada é fundamental para quem têm pele oleosa, sendo necessário evitar determinados alimentos e adotar outros.
O excesso de proteína pode aumentar a oleosidade, coma menos carne vermelha, gema de ovo, manteiga, leite e queijo gordos.
As frutas, legumes e verduras, são grandes aliados para uma pele saudável.
Consultar um bom dermatologista e esteticista facial profissional para uma limpeza, é de grande valia.
Evitar espremer, colocar a mão contaminada no rosto, dormir com fronha suja e outros cuidados de assepsia devem ser considerados.
Utilizar uma maquiagem que não seja oleosa também é o ideal.
Uma das perguntas mais freqüentes é se maquiagem faz mal à pele, à qual respondo: maquiagem não faz mal, mas sim a falta de cuidado com a mesma.
Meu filho um dia me perguntou: mãe você já terminou seu banho de pia? Ou seja, não durmo sem estar com a pele limpa.
Estando ou não maquiada, devemos cuidar da pele e os homens também estão inseridos neste contexto, pelo fato de não usufruírem do recurso da maquiagem.
Percebo que muitos esperam milagres de remédios e outros paliativos, mas não tratam devidamente da pele.
Portanto, se quiser ter uma bela cútis, cuide dela diariamente, por fora e por dentro, os resultados serão compensatórios.

No próximo blog: tipos de pele e cuidados diários.

Comentários

Tânia N. disse…
Adoramos a expressão cunhada pelo seu filho...banho de pia é realmente ótimo!
Beijocas,
Luiza Miranda disse…
Olá Rostinhos,
Que alegria receber suas visitas.
Depois que aderi ao exposto acima minha pele ficou muito melhor, assim recomendo!
Bjs,
Luiza

Postagens mais visitadas