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sábado, 7 de fevereiro de 2009

MESTRE DE CERIMÔNIA

Evento - I Seminário Estadual de Entidades Civis de Direito do Consumidor promovido pelo MDC-MG (Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais).

O Mestre de Cerimônia ou orador é o responsável por conduzir toda a solenidade e o andamento do evento, a partir de uma pauta, geralmente fornecida pelos organizadores.
É denominado também de porta-voz, ring anouncer (eventos esportivos), locutor, apresentador, arauto (porta-voz real), ombudsman (representante de uma instituição).
Para a escolha deste profissional, considera-se a sua experiência em eventos e um conhecimento mínimo de cerimonial.
Deve possuir os conceitos básicos de etiqueta, 
ser discreto, ter boa presença de palco,  boa voz, boa dicção, boa aparência, trajar adequadamente, estar atento ao roteiro e ao desenvolvimento da cerimônia, observar ordens de precedências e conhecer os pronomes de tratamento.

Recomendações

· Chegar ao evento com antecedência, a fim de evitar atrasos, testar o microfone e outros.
· Ao subir na tribuna não se apresentar ao público.
· Utilizar verbos na terceira pessoa do singular ou na primeira do plural.
· Agradecer aos presentes em nome da instituição ou da empresa responsável pelo evento.
· Sua posição será na tribuna próximo às autoridades que discursarão.
· A tribuna deve ser instalada num local seguro, confortável, dispondo de apoio para o roteiro, cartões, copo de água, laptop, boa iluminação e microfone de qualidade.
· Nunca convidar os componentes da mesa principal sem que todos estejam próximo à mesma, pois é desagradável chamar novamente o convidado caso ele não esteja no local.
· Permanecer o maior tempo possível perto da tribuna para atender os imprevistos.
· Solicitar com antecedência a cópia da pauta, a fim de estudar a mesma, treinar a pronúncia de nomes e siglas em outro idioma.
· Elaborar a pauta, quando requisitado.
· Atender prontamente às autoridades que compõem a mesa, quando solicitado.
· Evitar continuar no palco verificando seus papéis durante a palestra ou conversar animadamente nos bastidores.
· Evitar consultar o relógio na tribuna.
· Em grandes eventos, é recomendável que toda a equipe tenha uma cópia da pauta em mãos.
· Evitar interferências no cerimonial que não correspondam ao planejamento.
· Aperfeiçoar o desempenho por meio de cursos de apresentação em público, expressão verbal, cerimonial e com leituras regulares.
· Permanecer em sintonia com toda a equipe de apoio.
· Quebrar o protocolo algumas vezes para satisfazer algumas autoridades.

A pauta ou roteiro de cerimonial pode ser detalhada ou sucinta, conforme a cerimônia, mas divide-se basicamente em três partes, as quais o mestre de cerimônia deve estar atento:
1. Fazer breve apresentação sobre o evento, convidar os participantes a compor a mesa de honra e nomear autoridades presentes.
2. Anunciar a ordem das falas, previamente estabelecidas de comum acordo com o coordenador do evento.
3. Fazer os agradecimentos em nome da entidade realizadora e encerrar a solenidade.

9 comentários:

Sam disse...

oi minha cara,
quanto tempo!
Estou querendo conversar com vc, como fazemos para falar no msn ou gtalk? Me manda mensagem para combinarmos?

Luiza Miranda disse...

Olá Sam,
Enviarei uma msg para combinarmos no seu e-mail.
Um abraço e obrigada,
Luiza

Animaçao Infantil disse...

Gostei muito de tudo o que acabo de le....confesso.. ja cometi algumas gafes acima citadas.
Como fazer um curso pra aprimorar este dom?

Luiza Miranda disse...

Olá,
Mesmo os muito experientes, às vezes, cometem deslizes...
É uma atividade que temos que estar muito atentos.
Ministro o referido curso.
Caso tenha interesse podemos combinar de desenvolver o mesmo.
Vc mora aonde?
Abraços,
Luiza

Anônimo disse...

Onde vc ministra o curso Luiza?

Luiza Miranda disse...

Olá,
Ministro atualmente o curso particular e monto turmas conforme a demanda.
Caso vc tenha interesse, favor entrar em contato comigo.
luizaconsultoria@hotmail.com
Quem sabe vc consegue alguns alunos e faz o curso gratuito?
Gt e abs,

Luciano Toledo disse...

Olá, em primeiro lugar, parabéns pelo artigo. Sou mestre de cerimônias e lendo suas recomendações me lembrei de tantas vezes tive que realizar eventos com suporte de partitura de músico e outras vezes até sem tribuna.....

Luiza Miranda disse...

Olá Luciano,
Agradeço a visita e o comentário.
Estive em seu site e parabenizo pelo seu trabalho.
Abs,

Wagner R - Maceió disse...

Sou professor da Rede Pública de Ensino e estou pretendendo entrar em curso de falar em público porque tenho a voz de radialista e gostaria de usar meu talento para ser um MC.