Translate

segunda-feira, 11 de maio de 2009

COMENDO FRUTAS FORMALMENTE - 1


Uma executiva minha ex-aluna, narrou o seu constrangimento ao comer pêssego em compota num restaurante, quando o mesmo rolou pelo chão do salão.
Luiza

Comer determinadas frutas em ambientes que exijam certa formalidade é um dilema para muitos.
Geralmente este serviço é encontrado em cafés de hotel, restaurante em navios, coffee-break ou como sobremesa em algumas ocasiões.
Na maioria dos eventos as frutas são apresentadas descascadas e cortadas ou compondo algum prato.
O treinamento quanto ao uso dos talheres nesta ocasião é fundamental para adquirir destreza.

Seguem algumas dicas:

Laranja
Deve vir descascada e cortada, come-se firmando o pedaço com o garfo com a mão esquerda, cortando com a faca na mão direita e levando à boca com o garfo na mão esquerda.
Se vier inteira, segure a laranja com a mão esquerda, com a faca corta-se uma rodela da casca na parte superior e outra na inferior. Com o garfo espetado no topo da fruta descasca-se em toda a volta da polpa. Comem-se os pedaços com o garfo à medida que forem sendo cortados.
As sementes deverão ser devolvidas ao prato o mais discretamente possível.
Em eventos requintados a laranja não virá à mesa para ser descascada.

Maçã, pêra e goiaba

Espeta-se o garfo na parte superior da fruta, parta ao meio no prato e em seguida espete o garfo na polpa e parta novamente ao meio. Para descascar, vire o pedaço da fruta com a polpa para baixo, firme com o garfo na mão esquerda espetado numa extremidade. Comece a cortar com a faca na mão direita no outro extremo, retirando tiras de casca, que devem ser colocadas no lado do prato. Este processo servirá para a outra parte da fruta.

Uva
São servidas em cachos, acompanhados de uma tesoura especial. O correto é comer as uvas com a casca e as sementes ou recolhe-las com a mão fechada e depositar no canto do prato.

Figo
Figo fresco come-se aparando as extremidades espetando com o garfo na mão esquerda e partindo-o com a mão direita em duas ou quatro partes com a faca. Pode vir à mesa já descascado acompanhado de creme de leite ou calda, sendo assim usa-se o garfo para espetar, a colher de sobremesa para cortar e tomar o caldo. É sempre mais prático comer com dois talheres, usando o garfo para levar o figo à boca e colher para auxiliá-lo a parti-lo em pedaços menores.

Fruta do conde e caqui
Com a faca de sobremesa, parte-se a fruta ao meio. As bagas são comidas com a colher, depositando os caroços na borda do prato. Ao devolver o caroço à colher, faz-se um anteparo com a mão.

Ameixas

As pequenas são comidas como cerejas, as grandes são cortadas em duas partes, usando-se garfo e faca. Não se descascam.

Cereja
A cereja é segurada pelo cabo e levada à boca, o caroço é retirado discretamente da boca com os dedos ou com a colher de sobremesa, fazendo um anteparo com a outra mão e colocado no canto do prato de sobremesa. Ao servir cerejas, num ambiente formal, as lavandas são obrigatórias.

Abacaxi
O abacaxi deve ser servido descascado e cortado em fatias inteiras, que podem ser regadas com algum licor, come-se espetando cada pedaço com o garfo, cortando com a faca de sobremesa e levando à boca com o garfo.
Servido à maneira tropical o abacaxi vem cortado em cubos e é servido dentro da própria casca. Come-se com o garfo para espetar a polpa e a colher para tomar o suco.

Fonte: Calderaro, Martha. Etiqueta e boas maneiras. Ed. Nova Fronteira.
Miranda, Luiza. Negócios e Festas. Cerimonial e etiqueta em eventos. Ed. Autêntica.

2 comentários:

Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos disse...

Perfeito!!!!
Ainda bem que alguém lembra dessas regras!rs!
Beijos nossos!

Luiza Miranda disse...

Olá Rostinhos,
Muitos são pegos de surpresa com estas armadilhas à mesa, hehehe.
Grata pela visita,
Luiza