COMENDO FRUTAS FORMALMENTE - 1


Uma executiva minha ex-aluna, narrou o seu constrangimento ao comer pêssego em compota num restaurante, quando o mesmo rolou pelo chão do salão.
Luiza

Comer determinadas frutas em ambientes que exijam certa formalidade é um dilema para muitos.
Geralmente este serviço é encontrado em cafés de hotel, restaurante em navios, coffee-break ou como sobremesa em algumas ocasiões.
Na maioria dos eventos as frutas são apresentadas descascadas e cortadas ou compondo algum prato.
O treinamento quanto ao uso dos talheres nesta ocasião é fundamental para adquirir destreza.

Seguem algumas dicas:

Laranja
Deve vir descascada e cortada, come-se firmando o pedaço com o garfo com a mão esquerda, cortando com a faca na mão direita e levando à boca com o garfo na mão esquerda.
Se vier inteira, segure a laranja com a mão esquerda, com a faca corta-se uma rodela da casca na parte superior e outra na inferior. Com o garfo espetado no topo da fruta descasca-se em toda a volta da polpa. Comem-se os pedaços com o garfo à medida que forem sendo cortados.
As sementes deverão ser devolvidas ao prato o mais discretamente possível.
Em eventos requintados a laranja não virá à mesa para ser descascada.

Maçã, pêra e goiaba

Espeta-se o garfo na parte superior da fruta, parta ao meio no prato e em seguida espete o garfo na polpa e parta novamente ao meio. Para descascar, vire o pedaço da fruta com a polpa para baixo, firme com o garfo na mão esquerda espetado numa extremidade. Comece a cortar com a faca na mão direita no outro extremo, retirando tiras de casca, que devem ser colocadas no lado do prato. Este processo servirá para a outra parte da fruta.

Uva
São servidas em cachos, acompanhados de uma tesoura especial. O correto é comer as uvas com a casca e as sementes ou recolhe-las com a mão fechada e depositar no canto do prato.

Figo
Figo fresco come-se aparando as extremidades espetando com o garfo na mão esquerda e partindo-o com a mão direita em duas ou quatro partes com a faca. Pode vir à mesa já descascado acompanhado de creme de leite ou calda, sendo assim usa-se o garfo para espetar, a colher de sobremesa para cortar e tomar o caldo. É sempre mais prático comer com dois talheres, usando o garfo para levar o figo à boca e colher para auxiliá-lo a parti-lo em pedaços menores.

Fruta do conde e caqui
Com a faca de sobremesa, parte-se a fruta ao meio. As bagas são comidas com a colher, depositando os caroços na borda do prato. Ao devolver o caroço à colher, faz-se um anteparo com a mão.

Ameixas

As pequenas são comidas como cerejas, as grandes são cortadas em duas partes, usando-se garfo e faca. Não se descascam.

Cereja
A cereja é segurada pelo cabo e levada à boca, o caroço é retirado discretamente da boca com os dedos ou com a colher de sobremesa, fazendo um anteparo com a outra mão e colocado no canto do prato de sobremesa. Ao servir cerejas, num ambiente formal, as lavandas são obrigatórias.

Abacaxi
O abacaxi deve ser servido descascado e cortado em fatias inteiras, que podem ser regadas com algum licor, come-se espetando cada pedaço com o garfo, cortando com a faca de sobremesa e levando à boca com o garfo.
Servido à maneira tropical o abacaxi vem cortado em cubos e é servido dentro da própria casca. Come-se com o garfo para espetar a polpa e a colher para tomar o suco.

Fonte: Calderaro, Martha. Etiqueta e boas maneiras. Ed. Nova Fronteira.
Miranda, Luiza. Negócios e Festas. Cerimonial e etiqueta em eventos. Ed. Autêntica.

Comentários

Tânia N. disse…
Perfeito!!!!
Ainda bem que alguém lembra dessas regras!rs!
Beijos nossos!
Luiza Miranda disse…
Olá Rostinhos,
Muitos são pegos de surpresa com estas armadilhas à mesa, hehehe.
Grata pela visita,
Luiza

Postagens mais visitadas