COMENDO CERTOS ALIMENTOS





Soube que uma senhora engoliu sete caroços de azeitonas, porque não sabia o que fazer com os mesmos.
Luiza

Comer a maioria destes alimentos é um questionamento freqüente, sendo motivo de dúvidas e embaraço para muitos, seguem algumas dicas:

Alcachofras

Quando servida inteira geralmente é acompanhada de molho de manteiga com salsinha picada e desfolhada com a mão. Mergulham-se as pétalas no molho, levando-as à boca.

Alface
Corta-se com garfo, sem o uso da faca, ou dobra-se com o uso da faca e do garfo, levando a folha dobrada inteira à boca.

Azeitonas
Devem ser servidas sem caroço, mas quando ocorrer o contrário, come-se e coloca-se a mão em concha junto à boca para recolher o caroço, que é colocado no canto do prato. Ou retira-se com os dedos, fazendo um anteparo à frente da mão.
Quando constar da composição de algum prato e tenha caroço, retira-se com o garfo da boca fazendo um anteparo com a mão à frente do garfo.

Ervilhas
Usa-se a faca para ajudar a colocá-las no garfo, é uma das exceções quanto ao uso da faca para esse fim.

Macarrão
à moda italiana usa-se o garfo para enrolá-lo com o auxílio da colher, ficando a colher na mão esquerda e o garfo na direita.
Deve-se evitar cortar o macarrão com a faca, sendo permitido cortá-lo com o garfo.

Frango

O frango a passarinho pode-se comer com a mão.
Colocam-se os ossos num pratinho separado ou o de pão e deve ser utilizada a lavanda que poderá vir com rodelas de limão.
Quando ensopado ou em pedaços maiores, mesmo assado, usa-se garfo e faca.

Camarão
Com os talheres para peixe, retira-se a cabeça do camarão, desprendendo-se a carne da casca com a ajuda do garfo e da faca.

Lagosta

Geralmente vêm partidas ou dentro da casca, usam-se apenas os talheres de peixe.
Quando servida na própria casca, se segura uma das extremidades com os dedos, enquanto se tira a carne com o garfo apropriado de peixe.
Algumas vezes usa-se uma espécie de alicate ou pinça para quebrar as patilhas e destacar as articulações.
É apresentada a lavanda ao final.

Caranguejo
Comemos como a lagosta, porém se vier dentro da casca removem-se as patilhas e suga-se, silenciosamente, a carne. Com o garfinho de ostras, retira-se a carne debaixo da casca, colocando um pouco de molho e levando o pedaço à boca como o mesmo talher.

Pescadinha
Come-se com os talheres para peixe, separando a cabeça e deixando-a no canto do prato. Separa-se a posta do peixe da espinha, usando o garfo para firmar e a faca para desprender a carne.

Ostra
São servidas em pratos especiais que possuem concavidades, com limão, garfo próprio de três dentes curtos e bordas cortantes. A ostra é segurada com a mão esquerda e com a borda do garfo separa-se a concha, pingam-se algumas gotas de limão sobre a ostra e leva-se à boca com o garfo.

Caviar
O caviar é ova de peixe, geralmente esturjão e existem vários tipos, do dourado graúdo ao negro.
É servido gelado, em recipiente de cristal ou prata em cima de gelo para conservação, usam-se talheres de prata, pois os de metal comum podem alterar o sabor.
São servidos pãezinhos ou torradinhas como acompanhamento e com a espátula de prata espalha-se uma pequena porção sobre eles, podendo pingar por cima umas gotinhas de limão. O limão suaviza o gosto forte e gorduroso do caviar.
É servido também como acompanhamento uma porção de gemas e claras de ovos cozidas, duras e picadas, que poderão ser colocados por cima dos mesmos.

Escargot

É um molusco terrestre encontrado nos bosques franceses, sendo uma entrada requintada.
Normalmente vem em latas que vem apenas a carne do escargot e são colocados dentro do próprio caracol para o preparo e servir.
Tem uma textura macia semelhante à moela de galinha e é servido com molho de manteiga, salsa, estragão, tomilho, ervas aromáticas importadas e alho.
Para comê-lo você usará dois tipos de talheres, uma pinça e um garfo especial de duas pontas.
Pode ser servido num prato apropriado com concavidades e do lado direito estará a pinça e do esquerdo o garfo. Com a pinça segure o caracol retirando o miolo com o garfo o molho pode ser comido com pedacinhos de pão.

Consommé
É uma entrada, uma sopa requintada em forma de caldo, geralmente servida em taças de duas alças.
Toma-se com a colher de sobremesa, mas se os anfitriões tomarem segurando a taça pelas alças devemos acompanhá-los.
A colher deve ficar no prato em que é servida a iguaria.
No inverno pode ser servido muito quente e gelado no verão.

Em ocasiões onde é formalidade à mesa é solicitada, a observação e naturalidade são fundamentais, portanto seja tranquilo e bom apetite!

Fonte: Calderaro, Martha. Etiqueta e boas maneiras. Ed. Nova Fronteira.
Miranda, Luiza. Negócios e Festas. Cerimonial e etiqueta em eventos. Ed. Autêntica.

Comentários

Postagens mais visitadas