sexta-feira, 27 de novembro de 2009

RECEPCIONISTA DE EVENTOS

Recepcionistas da Conecta Eventos no evento 80" Remember
e a coordenadora Patrícia Ventura

O Recepcionista de Eventos é um profissional feminino ou masculino, muito requisitado para exercer serviços fixos ou temporários de recepção de eventos em geral.

Embora possa ser vista com uma atividade simples o recepcionista deve possuir vocação, preparo adequado e requisitos básicos para desempenhar seu papel como: ter postura profissional, educação, iniciativa, boa vontade, pontualidade, bom humor, simpatia, responsabilidade, conhecimentos gerais e específicos, boa memória, alta resistência à frustração, organização, discrição, prudência, diplomacia, desembaraço, disponibilidade mesmo para executar tarefas simples, ser atencioso, objetivo, saber se comunicar, usar linguagem adequada e dar informações corretas.

A coordenação conhece o perfil adequado do recepcionista para atuar nos variados eventos, mas muitas vezes o próprio cliente solicita um profissional de acordo com o objetivo do evento e seu gosto pessoal.

Os recepcionistas que auxiliam o mestre de cerimônia somente deverão interferir na pauta se tiverem certeza absoluta sobre determinadas precedências, porque do contrário pode prejudicar o andamento do evento.

Também cabe aos recepcionistas auxiliar pessoas idosas e que tenham dificuldade para subir e descer escadas.

No caso de ocorrerem imprevistos e reclamações, deve-se ter controle emocional para solucionar a questão, evitando deixar o cliente frustrado.

Não deve fazer discriminação de raça, cor, cultura, poder sócio-econômico em relação aos clientes e às pessoas com as quais irá trabalhar.

Deve desenvolver ao máximo o seu sentido de responsabilidade para com a empresa onde trabalha, para com o público em geral, para com seus companheiros de profissão, evitando que por descuido, omissão ou negligência possa lhes causar prejuízos.

Deve ser solidário e respeitar os colegas de profissão, lembrando que num evento o trabalho em equipe é fundamental.

Postura profissional
Mulheres:
• Maquiagem leve e discreta, unhas bem feitas com esmalte claro, cabelos preferencialmente presos ou semi-presos, vestuário, bijuterias, calçados e perfumes discretos.
• Cuidar do uniforme e acessórios que serão determinados de acordo com a tipologia do evento.

Homens:
• Barba feita, unhas limpas e cortadas, cabelos curtos, sem tatuagens ou piercings aparentes, sem bijuterias, vestuário e calçados bem cuidados.

Comportamento:
• Não fumar, não mascar chicletes, não tomar bebidas alcoólicas, não estimular ou favorecer intimidade com o cliente.

Comunicação:
• Comunicar apenas o essencial para o evento, sem conversas paralelas ou particulares, não cochichar, não usar gírias e não caçoar das pessoas.
• Ser simpático e cordial com os participantes.
• Saber atender ao telefone, pois em muitas ocasiões trabalhará com o mesmo.
• Estar inteirado sobre a programação oficial do evento e sobre o local.

Treinamento:
• Os recepcionistas devem ser treinados e orientados para se conduzirem de acordo com as exigências do evento: entrega de certificados, crachás e pastas, resolução de dúvidas gerais dos participantes, inscrições, auxílio de auditório.

Fonte: Miranda, Luiza. Negócios e Festas. Cerimonial e Etiqueta em Eventos. Editôra Autêntica. 2003

22 comentários:

Lohanna disse...

Bom dia ! Onde consigo me certificar sobre eventos mais recentes que necessitam de recepcionistas ?
Obrgada desde já !

Luiza Miranda disse...

Olá Lohanna,
Vc deve enviar currículo para empresas do ramo.
Veja no Google a listagem dessas empresas.
Vc já fez curso?
Darei em breve um curso de recepcionista de eventos.
Caso queira fazer me envie seus dados para o e-mail: luizaconsultoria@hotmail.com
Dessa forma enviarei para vc os dados do curso.
Um abraço,
Luiza

Anônimo disse...

Luiza por gentileza envie por email a agenda dos proximos cursos para recepcionista de eventos que ocorrerá em Sampa. eng.agir@gmail.com Obrigado! !!!!

Luiza Miranda disse...

Olá, Infelizmente não tenho previsão de curso em SP. O que me traria grande alegria, pois adoro SP.
Abs,

Anônimo disse...

Olá!
Luiza, gostaria de saber se a profissão de recepcionista impõe restrição de idade. Se com 30 anos é tarde para me inserir neste mercado ?

Luiza Miranda disse...

Olá,
Depende do trabalho a ser desenvolvido e das exigências do cliente.
Acredito que, com 30 anos, ainda se possa trabalha muito.
Abs,

Hadassa disse...

Olá, suas dicas são muito boas, porém o fundo preto do site em contraste com a letra branca torna a leitura muito dificil e cansativa. Sugiro um contraste de fundo claro e letras escuras, facilitaria muito a leitura. Obrigada e parabéns pelo blog.

Luiza Miranda disse...

Hadassa,
Agradeço a visita, o gentil comentário e a sugestão do fundo.
Ministrarei para a agência de modelos MEGABLACK, um curso de recepcionista em setembro em BH.
Caso tenha interesse, favor me enviar seu e-mail para eu enviar a divulgação.
luizaconsultoria@hotmail.com
Abs,

Bruno Felipe Brito disse...

Procurando hostess para o seu evento?
O portal Agenda do Produtor conta com mais de 40 mil usuários cadastrados!
Encontre a recepcionista ideal para o seu evento!
Publique agora mesmo a sua vaga gratuitamente!
Acesse: www.agendadoprodutor.com.br

Anônimo disse...

Luiza adorei suas dicas eu não tenho experiência como recepcionista nunca trabalhei nessa área mais quero começar a trabalhar com isso. Gostaria de saber quanto que uma recepcionista de festas e eventos ganha em media.agradeço desde já obrigada.

Luiza Miranda disse...

Olá,
Agradeço a visita e a gentileza do comentário.
O valor pago varia conforme a tipologia do evento, carga horária e experiência do recepcionista.
Abs,

Jéssica santos disse...

Olá, tenho apenas 15 anos e pretendo fazer um curso de recepcionista, mas queria saber se eu consigo trabalhar como recepcionista tendo apenas 15 anos

Luiza Miranda disse...

Olá Jéssica,
Acredito que sim, mas o responsável por vc deve assinar um documento autorizando sua participação nos eventos.
Outro fator é o tipo de evento e normas que regem as empresas que trabalham neste segmento.
Grata pela visita.
Abs,

valdemir santos disse...

boa noite ,Senhora Luiza Miranda,me chamo valdemir,tou ininciando esse curso,pois nunca trabalhei na area,mesmo sem experiençia sera que as empresas chamam,pois escolhir fazer pra ter mais um conhecimento no meu curriculum,ja que sou vigilante,obrigada por ler meu comentario ,gostei muito das respostas anteriores ,

valdemir santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
valdemir santos disse...

eu tambem aceito comentario pelo meu e-mail valdemirsantos6@hotmail.com. e nessesario falar varios linguas,pois tem muitas que sao dificis.,mesmo assim vou encarar esse curso,a vida depende de muitos obstaculos e eu tenho que encara,so assim conseguimos algo a mais.boa noite

31 de julho de 2014 23:29

Luiza Miranda disse...

Prezado Valdemir,
O trabalho de um recepcionista requer muitos requisitos.
Um deles é a boa comunicação oral e escrita e, dessa forma, sugiro que leia e estude bastante, a fim de aprimorar.
Acredito que, com perseverança e interesse pelo assunto você poderá trabalhar.
Se o seu desempenho no curso for satisfatório, neste meio mesmo poderá encontrar uma oportunidade.
Vá em frente e demonstre suas aptidões.
Grata pela visita e sucesso.

Unknown disse...

Olá Luiza, estou conhecendo seu Blog. Gostaria se a Recepcioniata numa Festa de 15 anos, Infantil ou Casamento, deve receber os Presentes e colocar nones ou recebe os Presentes e coloca na Mesa para Presentes? Aguardo seu contato.Obrigada!

Luiza Miranda disse...

Olá, boa noite!

Agradeço a visita ao blog! Seja bem vinda!

Após receber o presente, colar etiqueta e escrever o nome do convidado, posteriormente adicionar o mesmo no local indicado para tal.

Gde abraço,

Débora Cristina disse...

O casamento de uma amiga ocorrerá no início de dezembro deste ano e ela me pediu pra ser a recepcionista no evento. Porém, nunca fui recepcionista de eventos, este blog acaba de me dar ótimas dicas. Mas tenho uma pergunta. Em relação aos convites, se por ventura algum convidado esquecer, o que eu faço? Outra coisa, a noiva disse que nenhum convidado poderá ir direto para o salão de recepção, todos deverão primeiro ir à cerimônia na igreja e só então se dirigir ao salão. Eu peço os convites na entrada da igreja ou do salão?
Aguardo resposta.
Obrigada.

Débora Cristina disse...

O casamento de uma amiga ocorrerá no início de dezembro deste ano e ela me pediu pra ser a recepcionista no evento. Porém, nunca fui recepcionista de eventos, este blog acaba de me dar ótimas dicas. Mas tenho uma pergunta. Em relação aos convites, se por ventura algum convidado esquecer, o que eu faço? Outra coisa, a noiva disse que nenhum convidado poderá ir direto para o salão de recepção, todos deverão primeiro ir à cerimônia na igreja e só então se dirigir ao salão. Eu peço os convites na entrada da igreja ou do salão?
Aguardo resposta.
Obrigada.

Luiza Miranda disse...

Olá Débora,
Uma lista com a relação dos nomes dos convidados auxiliará, no caso de esquecimento de convites.
Os convites deverão ser entregues na entrada do salão.
Agradeço a visita e fico feliz pelo blog ter sido útil para vc.
Gde abraço,