PRIMEIRA IMPRESSÃO


"As primeiras impressões são as que ficam". Todos sabem. Mas você já parou para pensar seriamente nisto? Você já refletiu nas ramificações de suas primeiras impressões sobre as outras pessoas – o modo como você se veste, a sua voz, a aparência, aperto de mão, contato visual e postura corporal?

O modo que você escolhe para administrar cada um destes vários fatores tem um efeito dramático sobre como as outras pessoas o veem inicialmente – nos primeiros minutos de seu contato com elas.

Na década de 1970, um rapaz recém formado estava feliz com o seu primeiro emprego quando um amigo lhe perguntou qual era o seu objetivo profissional a longo prazo. Quando ele respondeu que gostaria de se tornar o presidente de uma grande empresa, o amigo riu e respondeu, "De jeito nenhum!" O rapaz ficou ofendido com aquilo e perguntou o motivo daquele desdém. O amigo disse, "Não me entenda mal. Você é uma pessoa inteligente e ambiciosa. Mas consegue se imaginar fazendo um discurso para os acionistas usando esta barba e cabelo?”

O rapaz tinha a aparência rebelde, com impacto negativo na sua credibilidade e na carreira. Resolveu mudar aquelas características tendo contratado um consultor. Tempos depois tornou-se o vice-presidente de uma grande empresa.

Arrisque-se a perguntar a alguns de seus amigos mais íntimos se você é "culpado" de alguma dessas deficiências de imagem. Se sim, agradeça pela honestidade a quem lhe tiver dito, e imediatamente comece a fazer alguma coisa para corrigir a falha ou as falhas.


Fonte: Abraham Shapiro. Consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br
http://www.profissaoatitude.com.br/

Comentários

Daniel disse…
Eu também acho muito importante a primeira impressão, mas muitas vezes nos decepcionamos no 2°e seguintes encontros, quando vemos que algumas pessoas não são nada do que parecem ou tentam passar. Eu defendo a idéia de que temos de realmente parar e olhar para nós, chegar a uma conclusão sobre o que queremos parecer, que imagem queremos passar e como nos apresentar e mostrar nossos ideais e valores para as pessoas, sem distinção de tratamento ou ocasião. A imagem é importante, mas precisa ser complementada com atitudes.
Abraços Luiza

Daniel
Luiza Miranda disse…
Olá Daniel,
Agradeço seu comentário e por me seguir.
Realmente se queremos passar uma boa impressão a imagem e comportamento adequados devem estar aliados.
Se no primeiro contato foi causada uma má impressão, pode ser que não se tenha chance de contornar esta situação.
Dessa forma alguns autores e eu concordamos com a máxima de que a primeira impressão é que fica, na maioria das vezes.
Um abraço,
Luiza

Postagens mais visitadas