TELEFONE


O telefone é de vital importância em nossas vidas e uma ferramenta de trabalho de extrema utilidade, mas é também um aparelho que, devido ao fato de não vermos quem está do outro lado e não sermos vistos, pode causar constrangimentos, muitos prejuízos para si e para a empresa.

Sinto que algumas pessoas não têm habilidade para lidar com o mesmo e cometem tremendos equívocos quando o fazem.

Partindo do princípio de que não somos vistos, devemos concentrar esforços para que a comunicação seja eficaz e nossa imagem e da empresa, seja a melhor possível ao utilizarmos o mesmo.

Seguem algumas dicas:
• Evite ligar antes de 09h00min e após 22h00min.
• Lembre-se que, em qualquer ocasião, sua imagem pessoal estará em evidência.
• No trabalho você representa a empresa ao telefone.
• Ouvindo a campainha, atenda imediatamente.
• Procure sorrir quando atender ao telefone, transmitindo positivismo.
• Identifique-se: fale o nome da empresa, o seu nome e cumprimente.
• Os lábios devem estar próximos ao fone, para que favoreça a dicção.
• Fale naturalmente.
• Evite gritar para chamar alguém para atender que esteja longe.
• Sempre que possível, solicite e anote na mesma hora o nome do cliente e trate-o pelo mesmo.
• Evite dizer: “quem gostaria?”. O correto é dizer: “quem gostaria de falar com ele(a)?
• Sem deixar de dizer o importante, seja breve.
• Use expressões gentis.
• Evite atender ao telefone comendo ou mascando chicletes.
• Evite interromper o interlocutor.
• Tenha sempre à mão o material necessário para as anotações e recados.
• Diga que está anotando e repita o recado anotado.
• Faça o possível para informar ao interessado tudo o que ele deseja saber.
• Consulte antes de passar informações.
• Procure auxiliar na localização da pessoa procurada, mesmo que ela não seja do seu setor de trabalho.
• Quando necessitar de afastar do telefone, se desculpe.
• Chame o cliente de senhor ou senhora.
• Não use gírias.
• Caso a pessoa chamada não possa atender, seja gentil, diga que ela está ocupada e anote os dados de quem ligou.
• Nunca diga que a pessoa está no banheiro.
• Ao término da conversação despeça agradecendo e desejando um bom dia.
• Aguarde o cliente desligar primeiro.
• Coloque suavemente o telefone no gancho.

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