domingo, 18 de julho de 2010

COMO DESMOTIVAR PESSOAS?

Lendo o post sobre o assunto me remeti ao perfil de vários líderes que, na realidade, continuam agindo como chefes.

Infelizmente, tive o dissabor de trabalhar com alguns, cujas atitudes anulam a motivação e acabam com o entusiasmo de qualquer profissional.

As regras a seguir com certeza acabarão com a auto-estima até dos mais vibrantes e estimulados indivíduos rapidamente:
• Dê respostas vagas e confusas aos seus funcionários quando lhe perguntarem qualquer coisa, deixando-os por fora.
• Elabore e exija que cumpram regras desnecessárias e rigorosas.
• Não valorize nada do que eles fizerem, cobre muito e sempre.
• Marque reuniões improdutivas, de preferência fora do horário de expediente e obrigue a todos estarem presentes.
• Faça reuniões longas, contendo cenas de humilhação e todas as formas de torturas psicológicas que você for capaz de proporcionar.
• Estimule a competição interna causando disputas e discórdias, assim você terá controle sobre todos.
• Esqueça de passar informações importantes.
• Faça tudo de última hora e deixe para decidir no prazo limite.
• Cobre intensamente os responsáveis para que façam tudo com perfeição.
• Destrua as perspectivas sociais de cada um, partindo da premissa que vida social e compromissos com a família não dão lucro.
• Seja destrutivo em todos os seus feedbacks, dizendo apenas coisas negativas sobre o trabalho e o caráter de cada um.
• Seja prepotente fazendo os funcionários sentir que são descartáveis e inferiores, pois somente você sabe e entende de tudo.
• Negue, não dê razão e não demonstre interesse algum pelo que dizem.
• Acostume-se a propor coisas diferentes do que eles sugerirem.
• Faça seus colaboradores entenderem que eles não têm talento e não são eficientes.
• Mostre que são irresponsáveis.
• Não observe suas qualidades e menospreze suas sugestões, pois assim, os que atuam bem ficarão com a permanente sensação de que não nada valem.
• Faça promessas, não as cumpra e prometa o que você não poderá cumprir.
• Atrase ou adie o pagamento de seus colaboradores.
• Evite registrar ou anotar as informações e culpe quem não é devido.
Dessa forma sua equipe e empresa serão destruídas e o preço para mantê-la em pé será muitíssimo maior do que seria com um mínimo de consideração e dignidade por aqueles que realmente a constroem e mantêm.

Fonte: Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

2 comentários:

Allan disse...

oi tia! votei no seu blog! ele merece todos os premio$!
Esse eh um verdadeiro exemplo do que nao devemos fazer nas nossas vidas pessoal e profissional nao eh mesmo? eh ate engraçado se nao fosse tragico... rs
bjos

Luiza Miranda disse...

Olá meu querido Allan,
Seu voto é muuuuuuuito importante para mim.
Muito obrigada, valeu mesmo!
Vc é mesmo um amor!!!!
Realmente sua colocação é verdadeira!
Bjs de quem te ama demais.
Tilulu