POR QUE, AFINAL, O CAFÉ DA MANHÃ É TÃO IMPORTANTE?

A imagem pessoal também está aliada aos benefícios da boa alimentação para o corpo, segue um post que ilustra a importância de começar o dia adotando um café adequado.

“Pense rapidamente : O que você come no café da manhã?

Como a maioria das pessoas, provavelmente você faz uma refeição rica em carboidratos como pão de sal, torradas e um café com açucar (ou com leite) ou você pula o café da manhã completamente, beliscando no meio da manhã. Ambas abordagens levam a um rápido aumento do açúcar no sangue, vontade de comer carboidratos (lanches) e queda de energia.

Na parte da manhã, carboidratos simples como cereais com açúcar refinado, pão branco, torrada, podem dar alguma energia e satisfazer a sua fome - mas o efeito não é sustentável. Isso causa um aumento imediato na glicemia resultando na secreção de insulina. A Insulina remove o açúcar do sangue transformando o excesso em gordura.

O resultado é uma redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia) e fome por mais carboidratos. Além disso, também faltam todos os outros nutrientes necessários para o seu organismo funcionar corretamente, como proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas benéficas. Como resultado, logo poderá se sentir cansado, perder a concentração e sentir fome novamente antes da hora do almoço, ansioso por mais carboidratos. Se você cede à tentação, torna-se um círculo vicioso! Repetidas excessos e quedas de energia, tornam seu corpo desequilibrado, como resultado pode ter efeitos a longo prazo em sua porcentagem de gordura corpórea, seu peso e bem-estar.

Pulando o café da manhã...
Pode ser que você não sinta fome na parte da manhã ou pode não ter tempo.
Mas saltar o café da manhã pode ter efeitos indesejados. Seu corpo tenta utilizar as suas reservas de nutrientes e água que necessita para funcionar corretamente, mas que foram esgotadas durante a noite. Se você não comer, você pode sentir um pouco cansado e com fome mais tarde e precisa escolher coisas como chocolate ou café com bolinhos para conseguir um pouco de energia e aumentar o seu nível de açúcar no sangue. Novamente, os altos e baixos deste ciclo vicioso pode afetar o sua composição corporal e bem-estar a longo prazo.

Todas as refeições são importantes para a nossa saúde, e o café-da-manhã merece um destaque especial. Mesmo assim, ainda existem muitas pessoas que acreditam que omitir o café-da-manhã ajuda a emagrecer. Esse é um dos erros alimentares mais freqüentes.

Quando alguém faz a última refeição por volta das 22h e fica sem se alimentar até o final da manhã do dia seguinte, passa cerca de 14 horas em jejum. Ao se alimentar novamente, no almoço, por exemplo, seu organismo estará tão carente de nutrientes e energia que ficará muito difícil controlar a quantidade de comida ingerida., além de o proprio organismo reservar estoque de energia para futuras privações e transforma em gordura corporal...e adivinha onde ela vai parar? “

Como seria um café da manhã saudável ?
Um café da manhã balanceado deve fazer 3 coisas:
- Reidratar o corpo, repondo os líquidos durante o sono
- Fornecer energia para o corpo
- Fornecer ao corpo todos os nutrientes vitais (carboidratos complexos, proteinas, vitaminas e minerais) em proporções adequadas enquanto ajuda a manter os níveis normais de glicose no sangue

Exemplos de café da manhã adequados
Carboidratos : pães integrais, biscoitos ou torradas integrais, cereais matinais integrais , aveia
Proteinas : leite , queijo magro, iogurte
Vitaminas e Minerais : frutas

Procure um nutricionista para adotar uma dieta saudável !
Fonte: www.maithepires.blogspot.com - Consultório: (31) 3088-3878

Comentários

Déborah Rajão disse…
Oi, Luiza, seu blog continua maravilhoso.

Um grande abraço.
Déborah
Luiza Miranda disse…
Olá Déborah,
Muito obrigada.
Um grande abraço,
Luiza
Maithê Pires disse…
Luiza, obrigada pela citação de meu blog! Faça comentarios no meu blog tambem qdo gostar ok?
Estou adorando materia sobre casaco com vestido. Bjo
Luiza Miranda disse…
Querida Maithê,
Eu é que agradeço por fazer aqui uma postagem de seu blog.
Já estive lá e deixei comentários.
Fico feliz porque gostou do post sobre casaco com vestido.
Um grande abraço,
Unknown disse…
Oi Luiza, gostei muito do post, estava precisando de um help qto ao café da manhã, pq sou hipoglicemica e estava sentindo mta fome pq estava comendo errado.
Luiza Miranda disse…
Olá Graça Maria,
Fiquei feliz com sua visita, por me seguir e por ser útil.
Esse texto é da nutricionista Maithê Pires.
Tem um link no meu blog com o site dela e
abaixo do texto os contatos.
Abraços,
Luiza

Postagens mais visitadas