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terça-feira, 17 de agosto de 2010

COMPORTAMENTO EM SALÃO DE BELEZA

Considero que, pela falta de informação sobre o assunto, alguns profissionais da área de beleza cometem muitos deslizes no atendimento, proporcionando mal estar aos clientes e fazendo com que os mesmos não retornem ao estabelecimento.

Visitando o badalado blog da Dra. Luciana Leal , me deparei com algumas considerações, que ilustram a reação de muitas pessoas quanto ao atendimento inadequado em salões de beleza.

Dessa forma, a fim de que haja melhor relacionamento e fidelização do cliente nestes locais, deixo algumas sugestões:
• Seja simpático, educado e cordial.
• Utilize todas as regras de etiqueta e de convívio social.
• Trate o cliente pelo nome.
• Evite apelidos ou tratamentos infantis.
• Trate bem todas as pessoas que se dirijam ao seu local de trabalho.
• Mantenha comportamento homogêneo com todos os clientes, evitando predileções.
• Evite passar clientes importantes na frente de outros clientes.
• Evite deixar o cliente esperando.
• Evite falar muito e se empenhe em ouvir.
• Procure utilizar um português correto.
• Evite gírias e palavrões.
• Evite falar alto ou gargalhar.
• Evite gritar para chamar alguém que esteja longe
• Evite bater a escova ou outro material na cabeça do cliente ao fazer procedimentos nos cabelos.
• Tome cuidado para que o ar quente do secador ou da chapinha não queime o cliente.
• Corte as unhas e empurre as cutículas com cuidado, assim como ter cuidado ao manusear o alicate.
  
• Siga as normas de higiene e limpe/esterilize seu material.
• Limpe suas escovas e outros materiais.
• Evite reaproveitar a cera.
• Evite perguntar sobre a vida pessoal da cliente.
• Evite conversar com a cliente quando perceber que ele não está a fim.
• Evite fazer consultas particulares aos clientes quando estes trabalharem com algo que seja do seu interesse.
• Evite fazer ar de desagrado quando o cliente não gostar de algum serviço.
• Evite falar mal de um cliente na frente do outro.
• Entenda que a cliente poderá ficar incomodada com algum serviço que a deixe por muito tempo numa posição desagradável.
• Evite brigar com colegas por ciúme ou competição.
• Tenha espírito de equipe e cooperação mútua.
• Evite esnobismos ou estrelismos.
• Evite mostrar-se descontente quando o cliente não oferecer gorjeta.
• Trate o cliente como você gostaria de ser tratado.



Treinamentos de Atendimento em Salões de Beleza, Clínicas, Academias e Spas
(31) 32719317 - Luiza Miranda

5 comentários:

Anônimo disse...

mesmo sabendo de todas essas dicas, agente nunca deixa de cometer erros, foi muito bom eu ter lido essas; precisava de um choque desse. porque muitos desses itens,estava acontecendo no meu salão.

Luiza Miranda disse...

Olá,
Fico feliz por minhas dicas terem sido úteis.
Infelizmente, acontece na maioria dos salões.
Abs,

Anônimo disse...

pior que nem nos damos conta,que bom que vcs abriram meus olhos de mtas outras colegas de profissão.

Anônimo disse...

ótimas as dicais .

Luiza Miranda disse...

Olá,
Agradeço a visita e comentário.
Abs,