ABOUT FACE

Elizabeth Moura, Guilherme Corrêa e Luiza

" É vital para o futuro de nossas comunidades que nos esforcemos para criar ambientes escolares onde toda criança se sinta valorizada e respeitada.
Eu convido vocês a trabalharem comigo para promover a compreensão e aceitação em sua sala de aula.
Juntos nós poderemos assegurar que todas as crianças tenham a oportunidade de revelar todo o seu potencial. "
Paul Stanley – vocalista do conjunto Kiss


Fiquei lisonjeada com o convite feito pela presidente da ONG About Face Brasil, Elizabeth Moura, para fazer parte do projeto que leva às escolas informações sobre as diferenças.

Dessa forma estive, no dia 16/09, juntamente com a presidente e o vice-presidente, Guilherme Corrêa, ministrando palestras que abordam o tema, no Colégio São Francisco de Assis, onde fomos recebidos com muito carinho.

Segundo Elizabeth Moura, os objetivos da palestra, que podem ser aplicados em escolas, instituições e empresas são:
• Realizar encontro para abordar junto aos alunos, professores, funcionários e pessoas afins, a importância do respeito às diferenças e/ou deficiências para viver no coletivo.
• Oferecer a oportunidade para a sociedade perceba que o ser humano é maior que as dificuldades que enfrenta, levando em consideração que cada um é único e deve ter a sua individualidade respeitada e preservada, visto que é justamente ela em sua diversidade e pluralidade que cria a riqueza da humanidade.
• Capacitar professores, funcionários e pais para lidar em seu ambiente acadêmico e em casa com a diversidade e a pluralidade para que possam acolher de forma adequada crianças e adolescentes com algum tipo de diferença e / ou deficiência incentivando o processo de inclusão escolar e social e com isso evitar provocações e bullying.
• Desmistificar o processo inclusivo de suas aparentes dificuldades e exigências de um alto nível de conhecimento e de especialização demonstrando o processo em sua totalidade como algo que flui naturalmente, na medida em que nos aproximamos de nossa condição humana, reconhecendo nossas limitações e assumindo as nossas diferenças como valores.
Foi muito gratificante desenvolver este trabalho e contribuir para amenizar questões que urgem de empreendimentos desta natureza.

Para maiores informações acesse: www.aboutfacebrasil.org.br

Comentários

Luiza Miranda disse…
Olá Vanessa,
Grata pela informação.
Seu blog é bacanérrimo.
Abraços,
Luiza

Postagens mais visitadas