Translate

quarta-feira, 4 de maio de 2011

ESTAMPA XADREZ


A estampa xadrez retornou com força nesta estação em várias versões, tornou-se peça obrigatória para os aficionados da moda e está presente na composição de vários estilos, como casacos, saias, vestidos, camisas, bermudas, calças e acessórios, compondo inclusive, o estilo college.

Segundo Georgina O’HARA, na Enciclopédia da Moda, o tecido xadrez (check) foi criado por proprietários de terras na Escócia, durante o século XIX, como alternativa para o tartã (tecido de lã de trama fechada, de gramatura leve, que possui padrões diferentes usados para identificar os clãs da Escócia), considerado inadequado ao uso diário ou ao trabalho. Durante o século XX, foi usado, a princípio, somente em ternos e casacos masculinos, mas logo tornou-se popular para as mulheres em costumes, mantôs, xales, saias, vestidos e na década de 60 em calças femininas.

Coco Chanel utilizava o tecido tartã no guarda roupa feminino em roupas elegantes e confortáveis.

Na década de 70, com o surgimento dos punks o xadrez foi usado como detalhes e tinha a intenção de ironizar e romper com os ícones culturais, exigindo mudanças sociais e comportamentais. Nos anos 80 vários estilistas famosos lançaram a padronagem, entre eles a inglesa Vivienne Eastwood.

Considerações quanto à utilização de estampa xadrez:
• Evite estampa xadrez grande se for gordinha ou baixinha, prefira as mais delicadas e em tons escuros ou neutros.
• Utilize com uma peça lisa no tom que predomina na estampa.
• Deve-se ter bom senso ao misturar com outras padronagens, pois se corre o risco de carregar o visual e ficar deselegante.
• Ao escolher outras peças para complementar o look, cuidado para não carregar, evitando assim o risco de cair no estilo caipira ou country.
• Casacos, camisas, saias e calças retas, em xadrez discreto, são apropriados para o trabalho.
• Para a balada vestidos ou saias curtos.
• Para festas opte por tecidos sofisticados, como seda, shantung, cetim e outros similares.
• Evite exagerar nos acessórios e escolha baseando num dos tons da estampa ou que estejam em harmonia com a mesma.


Foto: Bob Wolfenson. Revista Le Lis. nº 29. Março 2011.

2 comentários:

Viviane disse...

Olá Luiza!

Sou amiga de seu sobrinho Luciano. Estando conversando com ele comentei que precisava de umas dicas sobre moda festa e ele recomendou o seu blog. Preciso saber o que está na moda para acessórios de festas (bolsas, sandálias e bijouterias). Eu e minha mãe gostaria de estar lindas no casamento de meu irmão em setembro deste ano.
Abraços.
Viviane

Luiza Miranda disse...

Olá Viviane,
Fico feliz com sua visita e por ser amiga do Luciano, que é muito querido.
A priori, a moda em acessórios é muito relativa, pois atualmente todos os materiais são permitidos, mas dependem exclusivamente da harmonia com o traje.
Dessa forma necessito saber sobre os trajes para fazer uma indicação adequada.
Tem muitas postagens antigas no meu blog que abordam o assunto, mas de repente posso elaborar um post a respeito.
Programei ir num desfile da Mary Design na próxima quinta, devo fazer um post sobre o evento e espero que traga novidades sobre a moda em acessórios.
Por favor, me envie um e-mail, pois quero conversar com vc sobre o casamento e outros.
Caso não tenha meu e-mail, faça a gentileza de pedir ao Luciano.
Abraços,