ESTAMPA XADREZ


A estampa xadrez retornou com força nesta estação em várias versões, tornou-se peça obrigatória para os aficionados da moda e está presente na composição de vários estilos, como casacos, saias, vestidos, camisas, bermudas, calças e acessórios, compondo inclusive, o estilo college.

Segundo Georgina O’HARA, na Enciclopédia da Moda, o tecido xadrez (check) foi criado por proprietários de terras na Escócia, durante o século XIX, como alternativa para o tartã (tecido de lã de trama fechada, de gramatura leve, que possui padrões diferentes usados para identificar os clãs da Escócia), considerado inadequado ao uso diário ou ao trabalho. Durante o século XX, foi usado, a princípio, somente em ternos e casacos masculinos, mas logo tornou-se popular para as mulheres em costumes, mantôs, xales, saias, vestidos e na década de 60 em calças femininas.

Coco Chanel utilizava o tecido tartã no guarda roupa feminino em roupas elegantes e confortáveis.

Na década de 70, com o surgimento dos punks o xadrez foi usado como detalhes e tinha a intenção de ironizar e romper com os ícones culturais, exigindo mudanças sociais e comportamentais. Nos anos 80 vários estilistas famosos lançaram a padronagem, entre eles a inglesa Vivienne Eastwood.

Considerações quanto à utilização de estampa xadrez:
• Evite estampa xadrez grande se for gordinha ou baixinha, prefira as mais delicadas e em tons escuros ou neutros.
• Utilize com uma peça lisa no tom que predomina na estampa.
• Deve-se ter bom senso ao misturar com outras padronagens, pois se corre o risco de carregar o visual e ficar deselegante.
• Ao escolher outras peças para complementar o look, cuidado para não carregar, evitando assim o risco de cair no estilo caipira ou country.
• Casacos, camisas, saias e calças retas, em xadrez discreto, são apropriados para o trabalho.
• Para a balada vestidos ou saias curtos.
• Para festas opte por tecidos sofisticados, como seda, shantung, cetim e outros similares.
• Evite exagerar nos acessórios e escolha baseando num dos tons da estampa ou que estejam em harmonia com a mesma.


Foto: Bob Wolfenson. Revista Le Lis. nº 29. Março 2011.

Comentários

Viviane disse…
Olá Luiza!

Sou amiga de seu sobrinho Luciano. Estando conversando com ele comentei que precisava de umas dicas sobre moda festa e ele recomendou o seu blog. Preciso saber o que está na moda para acessórios de festas (bolsas, sandálias e bijouterias). Eu e minha mãe gostaria de estar lindas no casamento de meu irmão em setembro deste ano.
Abraços.
Viviane
Luiza Miranda disse…
Olá Viviane,
Fico feliz com sua visita e por ser amiga do Luciano, que é muito querido.
A priori, a moda em acessórios é muito relativa, pois atualmente todos os materiais são permitidos, mas dependem exclusivamente da harmonia com o traje.
Dessa forma necessito saber sobre os trajes para fazer uma indicação adequada.
Tem muitas postagens antigas no meu blog que abordam o assunto, mas de repente posso elaborar um post a respeito.
Programei ir num desfile da Mary Design na próxima quinta, devo fazer um post sobre o evento e espero que traga novidades sobre a moda em acessórios.
Por favor, me envie um e-mail, pois quero conversar com vc sobre o casamento e outros.
Caso não tenha meu e-mail, faça a gentileza de pedir ao Luciano.
Abraços,

Postagens mais visitadas