ETIQUETA EM CASAMENTOS




CONVITE


Sigla RSVP
Favor verificar o post sobre o assunto, clicando aqui.


Sr Fulano de Tal e Família
Significa que o casal e os filhos estão convidados e, se houver sobrinhos ou avós morando na mesma casa, o convite também se estende a eles.


Sr e Sra Fulano de TalNeste caso, o convite se aplica apenas aos nomes indicados (no caso, o casal) e não se estende a filhos ou demais familiares.

Sr Fulano de Tal ou Sra Fulana de TalO convite é para apenas a pessoa cujo nome foi citado.
PRESENTES


Lista de presentesEscolha um item que se encaixa no seu orçamento para presentear e que terá utilidade. Caso os noivos não tenham optado por lista de presentes, prefira um presente útil a algum objeto de gosto duvidoso.
Escreva um cartão para acompanhar o presente.
Posso ligar e perguntar o que precisam?Sim, mas esteja preparado para a resposta, já que ela pode não corresponder ao seu orçamento. Uma solução é consultar pessoas próximas aos noivos.
Os noivos já possuem uma casa montadaVale saber o que eles querem ganhar (seguindo a dica anterior). Alguns noivos optam por Cotas da Viagem de Lua-de-Mel e não há nada de errado em presentear com dinheiro.
Os noivos vão morar fora do paísVale a dica anterior.
Quando entregar o presenteGeralmente as lojas oferecem aos noivos o serviço de entrega. Caso a loja não se encarregue disso, os presentes devem ser entregues com antecedência na casa da noiva. Evite aproveitar a ocasião para visita, pois a família estará ocupada com os preparativos do casamento, deixe para alguns dias após os noivos regressarem da lua-de-mel.
Não leve o presente para a igreja ou para o salão da festaSe a oportunidade de entregar o presente é no dia da festa, opte por fazê-lo para o responsável pelo cerimonial. Caso não haja cerimonial, entregue para os pais da noiva na sua saída.
TRAJES


Favor ver o post sobre o traje para casamento e traje para casamento manhã e tarde.
O traje dos convidados deve estar de acordo com o horário e a cerimônia do casamento.
Pode ser óbvio, mas vale sempre lembrar: branco só para a noiva!
Algumas noivas indicam o estilo e a cor da roupa das madrinhas e, neste caso, convém seguir o pedido dela.
Por mais informal que seja o casamento, jamais apareça de jeans e/ou camiseta!
Vestir-se bem é uma forma de homenagear os noivos e de demonstrar consideração por eles.

HORÁRIO


Respeite o horário do convite
Compareça à cerimônia religiosa, chegando à igreja pelo menos 15 minutos antes do indicado no convite e jamais vá direto para a festa.
Caso aconteça um imprevisto e você chegue atrasado à cerimônia, escolha as entradas laterais e nunca a entrada principal e entre com a máxima discrição.
Não seja o último a deixar a festaQuando são servidos bombons, a mesa de café é aberta e a música encerrada, é o momento ideal para se retirar.
Os pais dos noivos devem ficar até o final, pois são os anfitriões da festa.
COMPORTAMENTO


Não exagere na bebidaTodo mundo deve conhecer seu próprio limite e bebida em excesso nunca termina bem. Pense que tudo estará registrado em vídeo e fotos, portanto evite fazer algo de que se arrependerá depois.
Crianças pequenas devem ir a casamentos?Evite, mesmo que o convite se estenda à família, pois a tendência é de quem leva não usufruir da festa, principalmente em horários noturnos, além disso, muitos anfitriões não são simpáticos a esta causa.
Levar decoração para casaNão é adequado, a menos que seja permitido ou que se trate de uma lembrança da festa, pois os utensílios de decoração, na maioria das vezes, pertence ao decorador.
LembrancinhasÉ deselegante pedir mais de uma lembrancinha, pois as mesmas são encomendadas de acordo com a quantidade de convidados.
Também não peça para levar um pedaço de bolo.
FotografiasNão insista para ser fotografado e, quando o fotógrafo aparecer, adote naturalidade.
É permitido levar a própria câmera, mas é necessário agir com discrição e jamais atrapalhar os fotógrafos oficiais.
A farra da gravataOs convidados gastam com presentes e preparativos para a festa, dessa forma acho inconveniente a prática, em que os amigos do noivo vendem pedaços de gravata.
Como esse procedimento tem sido comum, é aconselhável levar dinheiro para contribuir, embora não exista nenhuma obrigação de doar.
Os noivos são o centro das atençõesEvite monopolizar os noivos, pois eles necessitam dar atenção a todos os convidados e curtir a festa.


Fonte: www.clubedolar.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas