LANÇAMENTO DO LIVRO "AS AVENTURAS DE OLINDA GOTTA"

Com muito orgulho apresento o livro de meu irmão, destinado ao público infanto juvenil, que aborda a importância da preservação da água para saúde do nosso planeta.


O auditório da Câmara Municipal de Boa Esperança/MG, dia 27/04, foi palco do lançamento do livro “As Aventuras de Olinda Gotta”, da autoria de Lamartine Miranda e ilustrações de Luciano Miranda. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da ADL – Academia Dorense de Letras, Mario Luiz Gobbi Serrano, com a participação de importantes autoridades locais, seguido de prestigiado coquetel que contou com a presença de membros da entidade, convidados e familiares.

A edição é patrocinada pelo Fundo Estadual de Cultura do governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (secretarias de Cultura e da Fazenda do Estado), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e apoio da ADL.

Serão distribuídos 600 exemplares para as 34 prefeituras dos municípios do entorno do lago de Furnas, para redistribuição a escolas públicas, bibliotecas e casas de cultura, 100 exemplares serão entregues à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte e também foram doados 100 exemplares para a ADL.

Lamartine da Silva Miranda Filho é natural de Guiricema, Zona da Mata mineira. Morou por vários anos em Visconde do Rio Branco e em Belo Horizonte, mudando-se em 1983, para Boa Esperança, onde se tornou um dos membros fundadores da Academia Dorense de Letras. Autor de vários contos, crônicas e poesias premiados, colaborou com artigos em jornais mineiros.

Segundo o escritor, a obra trata da viagem de uma gota d’água transmutada em três estados físicos e as diversas formas em que se apresenta na natureza como neve, sereno, granizo e em forma de arco íris. A personagem, Olinda Gotta, preocupa-se com a necessidade de se cuidar para que a água permaneça pura, que cessem os abusos cometidos diariamente com os mananciais e a urgência de tomada de providência para que todas as cidades possuam estações de tratamento.

“O lançamento atingiu o objetivo de conscientizar as autoridades presentes de falar sobre a necessidade de priorizar ações em prol da água. Acertadamente, o cerne do conteúdo do livro constitui atualmente a pièce de résistance dos noticiários nacionais e internacionais. O momento foi apropriado, pois no mês de março, ocorreu o evento “Semana da Água”, assim como o acontecimento de diversas comemorações relativas ao assunto”, concluiu Lamartine.

Luciano Messora Miranda, arquiteto responsável pelas ilustrações do livro, comentou: “Após a finalização do texto do livro, as pessoas perceberam o seu potencial didático e de conscientização sobre a importância da água. A história da simpática gotinha era muito sugestiva e facilmente inspirou a criação das ilustrações”.

Ao final da cerimônia, os músicos Bruno Sappadina e Fernando Lélis, fizeram uma homenagem surpresa quando, ao som de flauta e violão, tocaram a música elaborada pela poetisa e pianista Maria Apparecida de Mattos, composta para a letra “Colcha de Retalhos”, de nossa mãe Brasilina Rodrigues Silva Miranda, que emocionou os presentes.



Com meu amado irmão, Lamartine Miranda
Lamartine em seu discurso, ao final da cerimônia.


Meu querido sobrinho Luciano Miranda


Luciano e Lamartine Miranda

Prefeito de Boa Esperança, Antonio Carlos Vilela, Lamartine e Marly Messora Miranda

Para adquirir o livro, favor clicar aqui.

Fotos: Wallace Mesquita e Luiza Miranda

Favor clicar aqui para ver mais fotos do evento. 

Comentários

Sandra Portugal disse…
Parabéns pelo lançamento do livro!
saudades de vc Luiza
bjs Sandra
www.projetandopessoas.com.br
e curta a página do facebook
http://www.facebook.com/projetandopessoas
e no twitter:@Projetapessoas
Luiza Miranda disse…
Obrigada, Sandra.
Saudades tb.
Gde abraço,

Postagens mais visitadas