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domingo, 28 de julho de 2013

WORKSHOP MIT – MODA E TENDÊNCIAS 2014




O evento, considerado uma referência em termos de informação de moda, contou com a participação, nessa edição, de renomados talentos internacionais.


Promovido pelo Sindivest-MG – Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais, com apoio da Fiemg, foi realizado, nos dias 23 e 24/07, o Workship MIT, cujo objetivo se pautou em criar um espaço de relacionamento entre as empresas e os setores da área de moda, a fim de informar, capacitar e inspirar profissionais através de palestras, cases de sucesso, debates e lançamentos de matérias-primas.
No hall do teatro e paralelo às palestras, aconteceu o Salão de Negócios, com presenças de conceituadas empresas têxteis, fornecedoras de matérias-primas, mostrando os lançamentos e novidades para o inverno 2014.

Participaram do evento empreendedores, gestores, confeccionistas, estilistas, industriais, lojistas, professores, estudantes, técnicos e demais pessoas ligadas ao universo da moda.

No dia 23, as atividades tiveram início com a palestra do carismático Inácio Ribeiro, que abordou sobre sua trajetória profissional, moda plus size e sua intenção em aderir ao e-commerce. Proprietário da marca Clements Ribeiro juntamente com sua mulher, Suzanne Clements, fundada em 1996 em Londres, o estilista endossa seu currículo com trabalhos desenvolvidos para grandes grifes internacionais e por vestir celebridades. Inácio relatou: “Uma visita a Belo Horizonte é sempre um prazer porque reencontro com amigos e família, a cidade é minha casa no Brasil, assim como para minha esposa e meus filhos. Achei uma ótima oportunidade falar para os mineiros do segmento de moda e também foi uma maneira de me atualizar”.

A jornalista Lenita Assef, que atuou como editora de redação da revista Elle falou sobre a Relação da Mídia Online e Offline. Enfatizou, entre outros, o surgimento de grandes mudanças e novos investimentos, devido ao comportamento do consumidor e a importância da empresa de se posicionar em todas as mídias. Comentou Lenita: “Foi uma deliciosa surpresa a Teresa Santos me convidar para falar sobre moda e mídias, que são dois temas importantes na minha vida profissional. Estar na companhia de palestrantes gabaritados foi muito agradável. No momento em que a moda está passando por uma crise, esta tipologia de evento nos apresenta experiências variadas”, concluiu.

Tereza Cristina Horn, da 221 Consultoria, especialista em Marketing e em Gestão de Negócios da Moda, com mais de 20 anos de experiência em gestão comercial em importantes empresas mineiras, explanou sobre Venda Inteligente. Enfatizou o prestígio de Minas em termos de moda, apresentou ferramentas a serem utilizadas nas redes sociais e os cuidados em manter a página bem cuidada, com conteúdos relevantes.

Finalizando as atividades do dia, aconteceu um debate a respeito da realidade brasileira na moda, sob a mediação da jornalista Heloísa Aline e participações de convidados especiais como Mary Arantes, Camila Faria, Evilásio Miranda, Natália Dornellas e Jorge Faccioni.

No dia 24, o dinamarquês residente em Paris, Kim Laursen, brindou o público com sua palestra sobre o tema Visão Globalizada da Moda. O estilista atuou como diretor de arte e estúdio das marcas Christian Lacroix, Cacharel e Kenzo, realizou trabalhos para a Prada, Kenzo, Elie Saab e Cacharel. Desenha também para a Azzaro, Maison Irfi, para a marca brasileira Ghetz e desenvolve coleções para a equipe fabril duas vezes por ano no Brasil. Encerrando sua apresentação disse, com relação ao lançamento das coleções: “No mundo perfeito, temos seis meses para elaborar a coleção, mas na realidade ela é desenhada em uma semana. Ocorrem problemas com a modelagem, entrega de tecidos e outros e, dessa forma, temos que concluir o trabalho em mais ou menos quatro meses”.

A figurinista da Rede Globo, Marília Carneiro, ilustrou sua palestra com diversas experiências vivenciadas em sua carreira e comentou que cometeu erros, mas que utilizou alguns recursos para sanar os mesmos e esses viraram moda. Na ocasião também comentou: “Minha vinda a Belo Horizonte foi ótima porque é um local onde sou tratada com muito carinho e me sinto querida. Acho importante o evento devido ao fato de que Minas possui moda consolidada. Envio um grande beijo para os mineiros e voltarei sempre que convidada”.

Cristiane Gurgel, consultora e jornalista de moda, mestre em moda pela universidade Senac de São Paulo, desenvolven há mais de dez anos, pesquisa internacional de tendências de moda. Dissertou sobre os lançamentos no setor de joias e bijuterias e apresentou várias interpretações dos anos 80 revividos para a próxima estação.

A designer Tereza Santos, do TS Studio, profissional com mais de 30 anos de experiência no segmento da moda nacional e internacional, falou sobre Moda e Comportamento, apresentando ideias e o cenário do inverno 2014. Conforme Tereza, “O criador tem que ser otimista e sonhar, precisamos ter esperança para enfrentarmos a realidade do processo de informação”.

A consultora de imagem, Giselle Rabelo, esteve presente e mencionou: “O evento foi bastante reflexivo, principalmente sobre o rumo e nossas posturas perante a moda nos tempos da internet, focando a inclusão na mesma. O Inácio Ribeiro fez colocações significativas sobre a moda plus size, que era um preconceito e hoje tem um papel importante no mercado”.

Apoiaram o evento a FIEMG, o programa Texbrasil e o Hotel Ouro Minas e a organização ficou a cargo da TS Stúdio, 221 Consultoria e Projetos e  Salamandra Comunicação e Marketing.
 






O estilista brasileiro, residente em Londres, Inácio Ribeiro,
com o estilista dinamarquês Kim Laursen

A consultora de moda Tereza Santos, responsável pela
organização do evento.
A jornalista Heloísa Aline


Inácio Ribeiro


Giselle Rabelo e Regina Salomão

Kim Laursen e Luiza

A figurinista Marília Carneiro
Para ver fotos do evento clicar em BHEventos.

Fotos: Anna Castelo e Sebastião Jacinto Junior

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