terça-feira, 13 de maio de 2014

5ª EDIÇÃO DO WORKSHOP MIT - MODA, INFORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO EM BH

O workshop incluiu palestras, cases de sucesso e mesa de debates

O auditório da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa abrigou a 5ª edição do Workshop MIT – Moda, Informação e Transformação, dia 18/03, integrando as comemorações do aniversário de 60 anos da instituição. Apoiado pela chancela do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais - Sindivest- MG, o evento passou a fazer parte do calendário oficial do Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

O workshop foi idealizado com o objetivo de fomentar o relacionamento entre empresas e profissionais do setor da moda, a fim de discutir temas relevantes, tornando-se uma referência na capital mineira por seu formato arrojado, conteúdo informativo nacional e internacional.

A primeira palestra, proferida por Virgínia Neves, formada pela Fumec, mineira que se destacou no cenário internacional como estilista da Elie Saab prêt-à-porter e haute couture atuou ao lado de ilustres talentos internacionais. A estilista comentou: “Minha saída do Brasil para Paris se deve ao fato de eu ter optado em mergulhar no desconhecido, cuja magia é muito vasta e no meu sonho, mas com muito foco. A maison quer saber quem é você, tornando necessário ser alguém especial para compor a equipe”.

A jornalista Paula Mageste, diretora de redação da revista Cláudia, salientou, entre outros: “A Cláudia foi a primeira revista feminina do Brasil e apresenta páginas com um extenso mix de notícias”.  Disse também sobre a qualificação das mulheres no mercado de trabalho e a necessidade das empresas conterem os talentos baseados no estilo de vida das mesmas.

Alessandra Morrison, diretora de Gestão de Pessoas e Organização da Cia Hering, ressaltou: “A Hering é pioneira no ramo e possui uma cultura diferenciada, oferecendo aos funcionários qualidade de vida e, além disso, apoiando a sustentabilidade. A equipe que atua varejo deve estar aberta às mudanças e aperfeiçoamento, sendo que muitas vezes, alguns gerentes estão mais preocupados com os resultados do que com o time”.

A consultora empresarial e diretora da 221 Consultoria e Projetos, Tereza Cristina Horn, falou sobre a mudança de visão dos consumidores  e a percepção de valor como o grande diferencial das empresas, que deve desvendar o consumidor e entendê-lo.

Louise Goldin, consagrada estilista britânica, que atuou na Versace, Kanye West, Ghost Menswear, além de ter criado uma coleção cápsula para a Top Shop Londres - a Louise Goldin for Top Shop e possuir grife homônima, concedeu entrevista em que abordou sobre sua trajetória: “Desde muito cedo decidi que queria conhecer os melhores em cada área da moda. Precisamos ouvir as pessoas e identificar as que são necessárias para compor o seu grupo. Tive o apoio do Conselho Britânico de Moda, que me permitiu realizar meu primeiro desfile, sendo que considero os desfiles de moda a melhor maneira de mostrar uma coleção. Baseio meu processo na experiência e Jean Paul Gautier foi meu grande inspirador”.

O irlandês Dean Quinn, jovem estilista proprietário da marca Dean Quinn, fez considerações sobre seu trabalho: “Você precisa absorver tudo a sua volta e fazer o que quiser, mas se não for moderno, não representa nada. Gianni Versace foi um ponto de referência no meu trabalho, quando entrei nesta empresa pude verificar como uma coleção é desenvolvida e fiz algumas peças que renderam muita visibilidade na imprensa. Temos que gostar de lidar com a imprensa e produção, caso contrário não será possível realizar o trabalho”.

Fábio Garcia, gerente de Novos Negócios para o Mercado de Varejo no Google Brasil, comentou destaques nas mídias sociais e sua importância.

A designer têxtil, Ana Vaz, teceu o comentário: “Considero o evento de altíssima qualidade e os participantes ganharam com as ricas informações, assim como as experiências repassadas pelos comprometidos palestrantes que aqui estiveram”.

Finalizando as atividades, aconteceu uma mesa de debates, coordenada pela jornalista Heloisa Aline, diretora da Salamandra Comunicação, com a participação de  profissionais em vários segmentos da moda.

O MIT foi promovido pelo TS Studio em parceria com: Fiemg, Belotur, Circuito Cultural Praça da Liberdade, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Ouro Minas, Animatto, Bolt Brasil, Sava Móveis, Glow Tecidos, ABIT, Texbrasil, Apex-Brasil, Master Turismo e ACMinas.













Fotos: Ellen Casadonte e Luiza Miranda

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