ABERTURA DA EXPOSIÇÃO "CAMISA 10: MODA & FUTEBOL EM BH

A relação da moda com o futebol faz parte da agenda da Apex-Brasil, patrocinadora oficial da Copa do Mundo 2014

No Memorial da Vale, ocorreu a abertura da mostra Camisa 10: Moda & Futebol / Apex Brasil 2014 FWC Exposition, no dia 03/06, onde foi apresentado um desfile com modelos profissionais, trajando as t-shirts criadas pelos estilistas e pronunciamentos de autoridades inseridas no projeto. Estiveram presentes empresários, imprensa e personalidades do universo fashion da cidade.

A exposição aconteceu com sucesso em Milão, durante a Semana do Design, em abril, no salão Brazil S/A e pode ser apreciada na flag ship da Arezzo, em São Paulo. Em Belo Horizonte, a visitação será de 4 de junho a 15 de julho, no Memorial da Vale, na Praça da Liberdade.

Os estilistas mineiros Lucas Magalhães (Lucas Magalhães), Patrícia Bonaldi (Patrícia Bonaldi), Camila Faria (Vivaz), Gina Guerra (Gig), Patrícia Motta (Patrícia Motta), Tetê Rezende (Tetê Rezende) e Alessa (Alessa), Helen Rodel (Helen Rodel), Julian Gallasch (Dudalina), Renan Serrano (Renan Serrano) e Thomaz Azulay (Blue Man) foram convidados pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais - Sindivest-MG – e pelo TS Studio,  responsáveis pela realização do projeto, para customizar a camisa 10, ícone do futebol brasileiro, sendo que as peças foram apresentadas em fotos assinadas por Weber Pádua. 

Conforme Tereza Santos, Diretora Criativa do TS Studio, responsável pela curadoria da exposição, os objetivos da mostra são projetar a imagem da moda brasileira, divulgar as marcas do país, promover essa indústria como potencial cliente no mercado internacional e estimular a geração de negócios, como foi o caso de Milão, além de difundir o trabalho dos designers nacionais. “Acho que o evento é oportuno devido ao calendário da Copa do Mundo e também quanto ao trazer o designer emocional como um desafio para os profissionais da área, pois estamos falando de paixão e a moda é uma paixão para quem atua, vive e respira a mesma. O futebol é paixão, disputa, criatividade, glamour e gera atitudes sem precedentes pela paixão, assim como os estilistas apaixonados”, concluiu Tereza.

Para o presidente do Sindivest-MG, Michel Aburachid, um dos objetivos da exposição é estimular a indústria de moda nacional. No caso dos estilistas mineiros integrantes da mostra, ele destaca que seus trabalhos representam a valorização do saber-fazer artesanal, que identifica o estilo desenvolvido pelas grifes do Estado. “A ideia do evento partiu do Sindivest, a fim de incrementar a moda neste período da Copa em BH. Fizemos vários estudos e o mérito do resultado é devido à Tereza Santos e Marta Meireles. Este projeto foi chancelado pela FIFA, em Milão alcançou a mídia e começou a ganhar corpo. Em minha opinião, o Estado deveria isentar os impostos das confecções, pois moda é cultura, arte e criatividade”, salientou Aburachid.

A executiva do Sindivest-MG, Marta Meireles, ressaltou: “A passagem da mostra por Minas, durante a Copa do Mundo, simboliza a conexão de arte & habilidade, elementos que transformaram a moda e o futebol em vertentes essenciais para avaliar o país como sociedade integrada na cena contemporânea”.

Marco Aurélio Lobo Júnior, Gerente de Inovação e Design da Apex Brasil, comentou: “Por meio da Copa podemos observar o quanto o Brasil tem conteúdo e poderá ser visto por muitos, considerando que a exposição faz parte da agenda da Copa”.

Desenvolvido pela Santa Constancia, as t-shirts foram confeccionadas com um tecido revolucionário, a malha X-Fit® Emana®, composto com fio de poliamida com cristais bioativos e lastol, uma fibra sintética à base de poliolefina, originando um tecido inteligente que promove extremo bem-estar de quem o veste.

As réplicas das camisetas estarão à venda na loja Vivaz e Patrícia Motta, com renda revertida para a Fundação Cafu.











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Fotos: Karine Scarabelli

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