RONALDO FRAGA EXPÕE NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA MODA EM BH


A exposição ficará em cartaz até dezembro e a visitação é gratuita.

No centenário prédio do castelinho neogótico em estilo manuelino, que abriga o CRM - Centro de Referência da Moda estiveram presentes fashionistas, artistas, convidados e imprensa, dia 17 de julho, que prestigiaram a exposição “Moda e Literatura por Ronaldo Fraga”, uma pequena retrospectiva de duas de suas célebres coleções em homenagem a grandes nomes da literatura: Drummond e Guimarães Rosa.

Estreando no CRModa, Ronaldo Fraga é reconhecido pelo trabalho em que dialoga com a cultura mineira e brasileira, sendo que o evento celebra o início de uma parceria do estilista com a instituição, pois está prevista para outubro deste ano uma nova exibição de suas obras.

Nesta primeira edição são apresentados vestígios dos processos de pesquisa e desenvolvimento realizados pelo estilista, cuja inspiração está baseada na literatura. Em suas coleções estão impressos fragmentos de obras da literatura brasileira, ilustrando um tempo através da moda. O artista aponta que muitos dos escritores brasileiros são estilistas em potencial e que por vezes se apegou à obra "Turista aprendiz" de Mario de Andrade, como passaporte para se embrenhar até os confins do Brasil.

Ronaldo Fraga pensa a moda como uma forma de escrita social, econômica e cultural e, muito mais do que apresentar o seu acervo ao público, sua intenção é fazer com que os visitantes reflitam sobre a moda. “Quero que o público venha para a mostra e esqueça que veio ver roupa, porque podemos viver sem roupa”, ressalta o estilista.

Segundo a Coordenadora do CRM, Marta Guerra, Ronaldo Fraga trouxe para o CRM a moda como forma de expressão, pois ele é um artista que busca inspiração em nossas raízes e sua roupa transcende a moda, dessa forma leva nossa cultura para outros lugares. “A exposição visa motivar os visitantes quanto à elaboração de projetos inspirados nas obras expostas. Nosso objetivo é mostrar que em Minas a moda é concebida de uma maneira diferente, que vai além das tendências mundiais, pois aqui são encontrados fortes elementos criativos”, concluiu Marta.

Ivana Neves, sócia e braço direito da empresa de moda Ronaldo Fraga, comentou: “É um prazer e um privilégio expormos no CRM, um belo espaço que apresenta uma arquitetura diferenciada de todos os prédios da cidade e é considerado como um centro de referência da moda no Estado. Como representante do Ronaldo, que não esteve presente devido à viagem agendada anteriormente, gostaria de agradecer e parabenizar todos os colaboradores do CRM e à equipe técnica da nossa empresa, que trabalharam para a montagem desta exposição e proporcionou a oportunidade de mostrarmos nosso trabalho em Minas”.

O edifício é do CRM é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA- MG) e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte. Possui uma extensa biblioteca que guarda e disponibiliza obras sobre patrimônio cultural, arte e humanidade. Oferece espaço para leitura onde os usuários podem consultar a hemeroteca e o acervo da biblioteca, Sala Multimeios, Sala de Exposição e um auditório com capacidade para 47 pessoas. Disponibiliza terminais de computador com acesso gratuito à internet.

Visitação: segundas, das 10h às 19h, e de terça a sexta, das 10h às 21h. O CRModa fica na Rua da Bahia, 1149






















Favor clicar em BHEventos para ver mais fotos.

Comentários

Postagens mais visitadas