Minas Trend dita a moda do outono inverno 2017

A 19ª edição do Minas Trend aconteceu entre os dias 04 a 07 de outubro, ocasião em que Belo Horizonte se despontou novamente como capital da moda. O Centro de Convenções Expominas abrigou o principal Salão de Negócios da indústria da moda no Brasil, congregando expositores dos segmentos de vestuário, calçados, bolsas, joias e bijuterias.

O evento, que se tornou um dos principais acontecimentos de pré-lançamentos, foi idealizado para incrementar as vendas da indústria de moda mineira e mostrar as tendências. Proporciona o intercâmbio de conhecimento, integração de profissionais, além de estimular o crescimento e a organização do setor de moda mineiro.



















Pautada no tema “Aqui se cria”, a feira delineia uma comparação entre a vanguarda do barroco mineiro e o moderno conjunto arquitetônico da Pampulha, representando a criatividade mineira. A intensa programação contou com desfiles, exposições, concursos e palestras, entre outros. 

Na entrada da feira se destacaram as exposições de manequins com trajes exclusivos de grifes mineiras e a “Sempre Modernos” mostra de fotografia em preto e branco, de Jonas Bragança, que reflete a importância e o contraste dos movimentos Barroco e Modernista, retratando sua influência no processo criativo mineiro. 

No saguão do Expominas também foi instalado o estande da FiemgLab e Laboratório Aberto com intervenções do coletivo AMDO, projetos idealizados por Rafaela Ianni e Bernardo Biagioni,  em que jovens designers mineiros visam valorizar o trabalho autoral dos profissionais de moda locais. 

As marcas presentes nas passarelas foram Plural, Second Floor, Natália Pessoa (Faven), Victordzenk, Lucas Magalhães, Modem, Doisélles e a Ellus, que encerrou no segundo dia o line up dos desfiles da 19ª edição. As inspirações para as tendências de moda inverno 2017 surgiram de fontes como literatura, ecologia, paisagem, deserto, desenho animado e outros, imprimindo aos novos produtos uma pegada que transita entre o urbano e o romântico. A nova temporada destaca as jaquetas bomber e perfecto, capas e capilets.

Marcos Flávio Costa Silva gestor administrativo e comercial Fleche D’Or e da Jes – Plus Culture, marca que está há mais de 16 anos no mercado, comentou sobre a participação no MTP: “Somos expositores no Minas Trend pela primeira vez, visto a demanda para moda festa, que também é um perfil da feira, aliando nosso know how neste segmento. Os modelos são idealizados pela estilista Maria Inês Costa Silva, que acompanha todas as etapas de desenvolvimento, a fim de oferecemos um produto genuinamente plus size”. 

Durante o Minas Trend ocorreu a 9ª edição do concurso Ready to Go, pautado na sustentabilidade o concurso premia novos talentos da moda mineira e a vencedora foi a estilista Valéria Mansur.    

Outra importante premiação foi a 4ª Edição do Premio Empresa Tendência, realizada pela Codemig – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos pequenos produtores da indústria da moda. Os jurados Natalia Dornellas, jornalista de moda e o estilista Dudu Bertolini elegeram em 1º lugar - Carlos Penna - bijuterias, 2º lugar - Nuu Shoes - calçados e 3º lugar - T.ez - vestuário.

O lançamento do número 3 da Revista Conexão Moda ocorreu em torno de um coquetel, no dia 5 de outubro, a fim de celebrar a mudança de nome da antiga Circuito da Moda, projeto ousado da jornalista Célia Pyramo, sendo que o novo formato do magazine se propõe a dialogar sobre tendências e negócios, segundo a editora Renata Piza. 

Fotos: Ellen Casadonte
Por Luiza Miranda
07/10/16

Comentários

Postagens mais visitadas