Abertura da 22ª edição do Minas Trend no Expominas em BH


A grande comemoração da abertura e do desfile da 22ª edição do Minas Trend, “Primavera Verão 2019”, realizado pela FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais, ocorreu no Expominas, dia 16 de abril. A festa contou com convidados ilustres de vários países, personalidades, empresários e pessoas ligadas ao segmento da moda.

O tema da nova edição, “Nosso Lugar Somos Nós”, remete à tradição, cultura e valores do sertão mineiro, referências que originaram o conceito da mostra, cuja direção criativa coube ao do arquiteto Pedro Lázaro.

O coquetel da abertura aconteceu no foyer do Expominas, onde consta a exposição Mw + Industrial + Moda, ilustrada por editoriais dos stylists Mariana Sucupira, Davi Leite, Thais Mol e Maria Cândida, reunindo peças de indústrias mineiras, reconhecidas pelo seu desempenho nas questões ambientais, sociais e econômicas. O ambiente conta com vídeos em painéis de led e fotografias ampliadas, indo de encontro ao conceito do tema “Nosso Lugar Somos Nós”, evidenciando a afetividade dos mineiros com a natureza, assim como sua relevante posição na moda mineira.

Com uma trilha sonora apresentada pela Orquestra Sesi Minas, o desfile teve início com uma coreografia dos bailarinos da Cia de Dança SESIMINAS, assinada por Ane Adade, inspirada nas paisagens do sertão e nos movimentos da região.

O espetáculo, dirigido pelo stylist Paulo Martinez, foi pautado numa gama de cores que lembram as paisagens do sertão. Na passarela foram mostrados looks de sessenta modelos, que desfilaram trajes e acessórios de mais de cem grifes participantes do salão de negócios.

Ao final, houve apresentação da cantora Bruna Caram, que entoou uma canção baseada na peça do polonês Wojciech Kilar intitulada Orawa, assim como na canção Sagarana, de Paulo César Pinheiro, composição sobre o texto de João Guimarães Rosa, com concepção artística e arranjos de Felipe Magalhães, maestro assistente da Orquestra.

Luciano José de Araújo, Presidente do Sindvest/MG e da FIEMG, Regional Vale do Aço, comentou: “O Minas Trend é uma feira que se consolidou como o maior salão de negócios do país. Vivemos um momento muito importante, pois várias empresas comentam sobre o fato de que mais de 60% de suas vendas são efetuadas durante o evento. Vislumbramos que, com toda a crise e expectativa da recuperação do país, observamos nessa edição um crescimento de 10% em número de stands e quase 10% em número de expositores. Na edição passada contamos com 100 estantes e nesta foram 112 empresas participantes, somente com negociação do Sindvest. Estamos muito felizes, porque demonstra que estamos no caminho certo, considerando que o salão de negócios é um sucesso absoluto, assim como o empresariado, que está acreditando e participando ativamente conosco”.

De acordo com o Superintendent Director do Sebrae/MG, Afonso Maria Rocha, o Sebrae é apoiador do Minas Trend desde a 1ª edição, visto que o setor da moda em Minas Gerais sempre foi um grande expoente para o desenvolvimento da economia mineira. Atuando em todos os polos de moda do estado de Minas Gerais, a participação da entidade no evento dessa grandeza vai de encontro à percepção quanto aos conhecimentos, orientações e tecnologias que o Sebrae proporciona às micro e pequenas empresas. E também no fato de confiar que o Minas Trend se tornou a principal vitrine da moda mineira.

“Acredito que as empresas do setor precisam almejar estar aqui um dia, a fim de vislumbrar como as grifes que estão no topo da cadeia da qualidade da moda estão realizando e seguir a trajetória. É uma forma de respondermos para todo esse público atendido pela entidade, que o Sebrae apoiou na base, mas que acredita nesse grande projeto comprador que é o Minas Trend. A organização do evento reúne na feira compradores do mundo inteiro e, dessa forma, conhecem a força da moda mineira. O Minas Trend, de certa forma, resgata a tradição da moda mineira de décadas passadas, trazendo para o cenário do país um evento que definitivamente entrou para o circuito nacional e acho isso muito importante”, concluiu Afonso.


Luciano José Araújo com o empresário Rivadavia Moreira
Coquetel de abertura do Minas Trend










Manuel Bernardes e Vera


Bárbara Maciel e Manu Motta


A fotógrafa Telma Terra, à direita, com amigos


O estilista Renato Loureiro e a estilista Grazi Coelho

Jualiana Gontijo, ao meio, com as irmãs estilistas da grife Arte Sacra


Estilista Fernando Silva

Júlio Martins e Sandra Sayão


Luiza com vestido da Atmo, na cia das proprietárias da grife, Maria Clara e Bernadete Duca.

Fotos: Alberto Wu


Comentários

Postagens mais visitadas