RELAXAMENTO


“ Do mesmo modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde sua pureza, assim a inércia esgota o vigor da mente”.
Leonardo Da Vinci


O modo mais eficaz de combater o estresse e evitar as doenças consiste em arranjar um tempo para relaxar com regularidade.
O relaxamento poderá assumir a forma ativa como a meditação, a prática de exercícios físicos e de técnicas de respiração rítmica, ou “passiva”, como, por exemplo, ouvir músicas clássicas.
Está provado que os exercícios regulares de relaxamento baixam a pressão arterial, aumentam a capacidade de trabalho, proporcionam um sono melhor, favorecem o aprendizado, aumentam a disposição física e mental.
Desenvolver uma consciência do processo respiratório e uma consciência corporal são condições básicas para que possamos expressar melhor nossos gestos e posturas.

Respiração
Quando não temos um padrão respiratório satisfatório, somos como uma máquina funcionando com combustível na reserva. Provocamos um desgaste intenso em nosso organismo e não funcionamos com nossa plena capacidade.
A inspiração traz o oxigênio indispensável às combustões celulares e a expiração expulsa os produtos tóxicos produzidos por essas combustões.
Assentado, costa apoiada no encosto da cadeira, joelhos a 90 graus, pés apoiados no chão, olhos fechados, mãos sobrepostas sobre o abdome.
Inspirar profundamente pelo nariz, como se estivéssemos cheirando uma flor e expirar pela boca, como se estivéssemos apagando uma vela.
Para aliviar a tensão, inspire e expire corretamente, isso ajudará a relaxar e pensar com mais clareza.

Massagem
O relaxamento também poderá ser atingido utilizando as próprias mãos ou algum objeto específico para massagens, friccionado as áreas de maior tensão.

Mobilização do pescoço
Desenhar pequenos círculos com a ponta do nariz; girando três vezes para a direita e depois para a esquerda. Dobramos o diâmetro do círculo e repetimos igualmente três vezes para cada lado. Depois efetuaremos um grande círculo de forma que todo o pescoço seja movido. Teremos mobilizado com estes movimentos a região mais próxima à nuca, a região média e a região inferior da coluna cervical.

Dicas de músicas relaxantes:
· Sonho de amor - autor: Liszt
· Lago dos Cisnes - autor: Tchaikosvsky
· Fantasia e Fuga em Sol Menor - autor: Bach
· Serenata - autor: Shubert
· Suite em Ré Maior - autor: Bach
· Rêverie - autor: Shumann

Comentários

Postagens mais visitadas