ETIQUETA EMPRESARIAL - PRESENTES DE FINAL DE ANO

Presenciei algumas situações constrangedoras ao perceber quando um presente desagradou alguém. O mesmo já me ocorreu, sendo que o presente recebido não tinha nada a ver comigo. Mas devemos receber o oferecido com elegância e demonstrar que gostou e nunca esquecer de agradecer.

Nossa cultura dita que abramos o presente na frente da pessoa que nos deu, diferente de alguns paises em que se pode abrir posteriormente. No caso da quantidade de presentes for grande podemos abrir depois.

Como presentear é uma arte, devemos tomar cuidados principalmente no trabalho onde as relações sejam bastante delicadas.

Dar uma lembrança para um colega de escritório é diferente de escolher algo para nossos amigos íntimos. Com um pouco de esforço e imaginação, porém, é possível fugir dos presentes comuns.

No caso de pessoas mais intimas, basta um telefonema para agradecer; mas, no caso de cliente ou fornecedor, é mais correto enviar um cartão agradecendo no máximo uma semana depois de ter recebido o presente ou brinde.

No caso de presentear chefias, seja criativo: o grau de intimidade é que determinará o que comprar. Nem sempre o presente caro é o mais original e que mais agrada.
Dar um presente acima de suas possibilidades financeiras é deselegante, porque representa uma situação fora da realidade.

A escolha deve se basear no estilo e modo de vida do presenteado, assim, com um pouco de pesquisa, podemos escolher algo diferente e com originalidade.

SUGESTÕES DE PRESENTES
Mulheres
Bombons, lenços, êcharpes, porta-retratos, caixas-de-jóias decorativas, brincos, broches, pastas de trabalho, porta-cartões, carteiras, cintos, óculos escuros, objetos de decoração para casa e flores.
Homens
Relógios, camisas pólo, objetos de escritório, prendedores de papel, pesos para papel, espátulas para abrir cartas e caso a pessoa goste, poderá dar um bom vinho ou uísque.
Embalagens
Capriche na embalagem, porque elas passarão uma boa impressão a quem recebe o presente.
Mensagens
Ser afetuoso no cartão faz parte do gesto de presentear. Evite frases banais e usuais, use a criatividade, mas não exagere.
Cartões
Selecionar as pessoas para quem se pretende enviar os cartões. Podem ser enviados a partir do início de dezembro. Através de e-mail, podemos expressar nossos votos, mas dizeres manuscritos são mais elegantes. Sempre devemos responder as mensagens recebidas e no mínimo enviar votos de feliz ano-novo.
Amigo secreto
Deve-se respeitar quando houver valor instituído para o amigo oculto. Evite gasto além do limite: podem soar de maneira ostensiva. Não faça comentários maliciosos ou piadas ao seu amigo, pois os mesmos podem circular por toda a empresa.
Se o valor estipulado para o amigo secreto for muito alto para você, pode ficar fora da brincadeira, sem perder o humor. A desculpa que já tem outra festa marcada para esse dia também pode ser oportuna.
Evitar
Presentes pessoais, roupa íntima e perfumes.

Referências bibliográficas
RIBEIRO, Célia. Pode ou não pode? Revista Cláudia. Dezembro/1999.
MATARAZZO, Claudia. Presentear é uma arte com infinitas nuances. Revista Você S.A. Outubro/1998.
MATARAZZO, Claudia. Breve manual de sobrevivência às festas de fim de ano. Revista Você S.A. Novembro/1998.
LEÃO, Célia. Presente não é suborno, hein? Revista Você S.A. Dezembro/2003.

Comentários

Postagens mais visitadas