PALESTRA PAULO BORGES - FEIRA DO EMPREENDEDOR SEBRAE/MG

Paulo Borges

Mara Veit, coordenadora da feira

A palestra Empreendedorismos na Moda – SPFW, uma plataforma de inovação e desenvolvimento, proferida pelo ícone da moda brasileira, idealizador e produtor do grande evento de moda em São Paulo, Paulo Borges, encerrou com chave de ouro a programação das palestras magnas na Feira do Empreendedor, no MinasCentro, na noite do último dia 23/03.

Após a apresentação da cantora Fernanda Silva a coordenadora da feira, Mara Veit, anunciou a superação de participantes na feira, cujos números chegaram a 30 mil pessoas que passaram pela feira nos três dias de realização.

A Feira do Empreendedor 2012 do SEBRAE-MG ofereceu oportunidades de negócios para o desenvolvimento de novos empreendimentos em todos os setores da economia.

O palestrante reconstruiu sua trajetória profissional trabalhando com processamento de dados, pois adorava informática. Posteriormente, amigos o convidaram para colaborar num desfile informalmente e depois de algum tempo o indicaram para trabalhar na revista Vogue Brasil, como assistente da jornalista Regina Guerreiro. Assim deixou de ser um dos quinhentos funcionários de informática da empresa que trabalhava para ser o único que trabalhava com a diretora da famosa revista. Ficou nesse trabalho por dois anos e deve a essa passagem todo o aprendizado sobre moda, que valeram anos de faculdade.

Após esse tempo, percebeu então que precisava galgar outros caminhos e trabalhar por conta própria. Assim como insistia que podia haver movimento de moda no Brasil, mas a hiperinflação prejudicava o processo de planejamento.

Após produzir um concurso de modelos para a Elite Models, os trajes apresentados na ocasião despertaram o interesse de Cristiana Arcangelli, proprietária da Phitoervas, que resolveu criar o Phitoervas Fashion, a fim de proporcionar visibilidade a novos talentos.

Nasceu posteriormente o Morumbi Fashion que se transformou em São Paulo Fashion Week, pois a imprensa internacional que cobria os desfiles, assim denominava o evento.

Paulo disse que percebeu um desejo e se jogou em todas as possibilidades que surgiram e que é o SPFW, o quarto maior evento importante de moda do mundo. E salientou que é possível, com recursos escassos, fazer acontecer essa natureza empreendedora que está presente no trabalho de equipe, composta muitas vezes por 3 mil pessoas, o que assusta um pouco, mas que deu sorte em buscar e construir, sem desistir. No SPFW o processo é construído a partir de ideias e o compromisso de todos é criar condições para que as projeções do futuro se realizem.

Comentou também que a primeira edição do evento foi incipiente e atualmente, na 32ª edição, é notório que a moda se consagrou, estando presente nas mídias em geral, sendo que o evento durante esses anos foi visitado por 100.000 pessoas.

Favor clicar aqui para ver as fotos no BHEventos.

Fotos: Edy Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas