A brava trajetória do advogado, joalheiro e empresário David Faria

O advogado, empresário e joalheiro David Faria, um amante das artes e promotor da cultura.


David Faria, natural de Campo Grande – MS, teve uma infância e adolescência incomuns. No seio familiar absorvia costumes hispânicos, sobretudo da parte materna, fixada no Paraguaio, com quem aprendeu, além das tradições, espanhol e guarani. Aos 4 anos, seguindo seus pais, que eram funcionários públicos federais, mudou-se para diversas partes do Brasil e, apesar de não fixarem raízes, ele absorvia cultura.
 
De volta a Campo Grande, se formou no curso de extensão em Letras no idioma Árabe, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e cursou Francês na Aliança Francesa. Foi militar da Aeronáutica, por quatro anos, onde trabalhou na Seção de Comunicação Social e atuou como assessor do Comandante do Esquadrão de Comando na Base Aérea de Campo Grande, sendo que, em conjunto, cursava Direito.
 
David comentou: “Campo Grande me possibilitou conhecer e vivenciar diversas culturas de habitantes estrangeiros, como os árabes, que dominavam o comércio e japoneses, responsáveis sobretudo pela agricultura. Somado a este fato, havia a presença indígenas, bolivianos, paraguaios, cada qual com seus costumes, originando uma diversificada miscigenação. Porém eu sempre vislumbrei novos ares e Belo Horizonte era o único lugar no Brasil que possuía a pós-graduação almejada por mim”.
 
Veio para Belo Horizonte, em 2007, com o intuito de pós graduar-se em criminologia e adotou Minas como lar, se ausentando apenas para estudar doutorado em Direito Penal na Universidade de Buenos Aires, realizar viagens a laser e pesquisa gastronômica pelo mundo. 
 
Advogado Criminalista reconhecido e premiado, recebeu seu primeiro título de Comendador em 2010, em reconhecimento aos serviços prestados em causas de repercussão nacional por ocasião do cinquentenário de Brasília ao lado de ministros, embaixadores e governadores além de sucessivas honrarias em sua carreira jurídica. A advocacia Criminal lhe possibilitou dar vasão aos seus desejos: tornou-se empresário de uma marca de joias exclusivas, que leva seu nome, cujos designs são por ele criados, sendo também colunista de um jornal brasileiro nos Estados Unidos. Aliado à sua polivalência e cultura absorvida desde a infância, deu vida a um novo projeto no segmento gastronômico, que decolou justamente neste período de pandemia.
 
“Desde pequeno observava e apreciava a boa comida, assim como tudo o que estava ao meu redor nos diversos locais onde morei. Adorava as histórias de minha bisavó Assunção, sobre a guerra, das onças de ouro, libras esterlinas guardadas em um pescoço de ema, das joias, de tudo o que teve que trocar por comida, durante a revolução no Paraguaio e esses fatos permeiam minha mente. Foram tempos difíceis e, apesar de ser de outra forma, esta realidade que passamos com o Covid-19, também não é fácil”. 
 
“O local do bistrô estava pronto, caprichosamente decorado com muita arte e antiguidades, mas ficaria fechado por conta da situação atual. Então lembrei de minha bisavó e “comida” veio a minha mente. Dessa forma, iniciei um delivery de alta gastronomia, com temas de viagens, com pratos clássicos de todo o mundo, o que se tornou um grande sucesso. Muito mais que a teoria, tinha o conhecimento prático de apreciar in loco o que desejava servir, assim criei o “Ajê Bistrô Bar””. 
 
Além da advocacia criminal, que segundo ele “nunca para”,  dedicação às joias, cuja produção apesar de reduzida continuou, David utiliza seus meios de comunicação para propagar a arte e os artistas. “A coluna cultural, Light Up by David Faria, que assino no jornal Brazilian Times, iniciada com a colunista Albertina Moura,  possuía um cunho social, porém foi tomando um novo formato. O objetivo é promover semanalmente artistas plásticos neste período de reclusão, o que gerou uma repercussão positiva no meio artístico”.

"Finalizo com a máxima que sigo da filosofia japonesa: “Veja sempre o lado positivo das pessoas, coisas e fatos”. Creio que, com as devidas cautelas, nossas vidas devem prosseguir!", finalizou David. 

Por Luiza Miranda - Escritora e colunista. 

David, com seu pai, Antônio de Faria, no evento de entrega da Comenda da Soberana Ordem do Empreendedor Juscelino Kubitscheck, no grau comendador.


Em Rondônia, recebendo o prêmio "Os Notáveis", pelo médico e apresentador Dr Robert Rey

Recebendo a premiação do Jornal MGTurismo pelas mãos de Antônio da Mata

No Palácio do Catetinho, após receber a Comenda de Ordem da Justiça. 

No Automóvel Clube de MG, recebendo o Troféu Francisco 
L. Capelão, por sua filha, Maria Victória Capelão, em lançamento do livro 
"Exercícios de Partida",
do escritor e jornalista Rogério Zola Santiago 


No Rick’s Café, em Casablanca, Marrocos


Instagram: @ajebistrobar

Fotos: Arquivo pessoal de David Faria

Comentários

Flaviana Léo disse…
Adorei! Super interessante! Parabéns! E sucesso para ambos - Luiza Miranda e David Faria! Um forte abraço!

Postagens mais visitadas