MESTRE DE CERIMÔNIA
O Mestre de Cerimônia ou orador é o responsável por conduzir toda a solenidade e o andamento do evento, a partir de uma pauta, geralmente fornecida pelos organizadores.
É denominado também de porta-voz, ring anouncer (eventos esportivos), locutor, apresentador, arauto (porta-voz real), ombudsman (representante de uma instituição).
Para a escolha deste profissional, considera-se a sua experiência em eventos e um conhecimento mínimo de cerimonial.
Deve possuir os conceitos básicos de etiqueta, ser discreto, ter boa presença de palco, boa voz, boa dicção, boa aparência, trajar adequadamente, estar atento ao roteiro, ao desenvolvimento da cerimônia, observar ordens de precedências e conhecer os pronomes de tratamento.
Recomendações
· Chegar ao evento com antecedência, a fim de evitar atrasos, testar o microfone e outros.
· Ao subir na tribuna não se apresentar ao público.
· Utilizar verbos na terceira pessoa do singular ou na primeira do plural.
· Agradecer aos presentes em nome da instituição ou da empresa responsável pelo evento.
· Sua posição será na tribuna próximo às autoridades que discursarão.
· A tribuna deve ser instalada num local seguro, confortável, dispondo de apoio para o roteiro, cartões, copo de água, laptop, boa iluminação e microfone de qualidade.
· Nunca convidar os componentes da mesa principal sem que todos estejam próximo à mesma, pois é desagradável chamar novamente o convidado caso ele não esteja no local.
· Permanecer o maior tempo possível perto da tribuna para atender os imprevistos.
· Solicitar com antecedência a cópia da pauta, a fim de estudar a mesma, treinar a pronúncia de nomes e siglas em outro idioma.
· Elaborar a pauta, quando requisitado.
· Atender prontamente às autoridades que compõem a mesa, quando solicitado.
· Evitar continuar no palco verificando seus papéis durante a palestra ou conversar animadamente nos bastidores.
· Evitar consultar o relógio na tribuna.
· Em grandes eventos, é recomendável que toda a equipe tenha uma cópia da pauta em mãos.
· Evitar interferências no cerimonial que não correspondam ao planejamento.
· Aperfeiçoar o desempenho por meio de cursos de apresentação em público, oratória, expressão verbal, cerimonial e com leituras regulares.
· Permanecer em sintonia com toda a equipe de apoio.
· Quebrar o protocolo algumas vezes para satisfazer determinadas autoridades.
A pauta ou roteiro de cerimonial pode ser detalhada ou sucinta, conforme a cerimônia, mas divide-se basicamente em três partes, as quais o mestre de cerimônia deve estar atento:
É denominado também de porta-voz, ring anouncer (eventos esportivos), locutor, apresentador, arauto (porta-voz real), ombudsman (representante de uma instituição).
Para a escolha deste profissional, considera-se a sua experiência em eventos e um conhecimento mínimo de cerimonial.
Deve possuir os conceitos básicos de etiqueta, ser discreto, ter boa presença de palco, boa voz, boa dicção, boa aparência, trajar adequadamente, estar atento ao roteiro, ao desenvolvimento da cerimônia, observar ordens de precedências e conhecer os pronomes de tratamento.
Recomendações
· Chegar ao evento com antecedência, a fim de evitar atrasos, testar o microfone e outros.
· Ao subir na tribuna não se apresentar ao público.
· Utilizar verbos na terceira pessoa do singular ou na primeira do plural.
· Agradecer aos presentes em nome da instituição ou da empresa responsável pelo evento.
· Sua posição será na tribuna próximo às autoridades que discursarão.
· A tribuna deve ser instalada num local seguro, confortável, dispondo de apoio para o roteiro, cartões, copo de água, laptop, boa iluminação e microfone de qualidade.
· Nunca convidar os componentes da mesa principal sem que todos estejam próximo à mesma, pois é desagradável chamar novamente o convidado caso ele não esteja no local.
· Permanecer o maior tempo possível perto da tribuna para atender os imprevistos.
· Solicitar com antecedência a cópia da pauta, a fim de estudar a mesma, treinar a pronúncia de nomes e siglas em outro idioma.
· Elaborar a pauta, quando requisitado.
· Atender prontamente às autoridades que compõem a mesa, quando solicitado.
· Evitar continuar no palco verificando seus papéis durante a palestra ou conversar animadamente nos bastidores.
· Evitar consultar o relógio na tribuna.
· Em grandes eventos, é recomendável que toda a equipe tenha uma cópia da pauta em mãos.
· Evitar interferências no cerimonial que não correspondam ao planejamento.
· Aperfeiçoar o desempenho por meio de cursos de apresentação em público, oratória, expressão verbal, cerimonial e com leituras regulares.
· Permanecer em sintonia com toda a equipe de apoio.
· Quebrar o protocolo algumas vezes para satisfazer determinadas autoridades.
A pauta ou roteiro de cerimonial pode ser detalhada ou sucinta, conforme a cerimônia, mas divide-se basicamente em três partes, as quais o mestre de cerimônia deve estar atento:
1. Fazer breve apresentação sobre o evento, convidar os participantes a compor a mesa de honra e nomear autoridades presentes.
2. Anunciar a ordem das falas, previamente estabelecidas de comum acordo com o coordenador do evento.
3. Fazer os agradecimentos em nome da entidade realizadora e encerrar a solenidade.
Comentários
quanto tempo!
Estou querendo conversar com vc, como fazemos para falar no msn ou gtalk? Me manda mensagem para combinarmos?
Enviarei uma msg para combinarmos no seu e-mail.
Um abraço e obrigada,
Luiza
Como fazer um curso pra aprimorar este dom?
Mesmo os muito experientes, às vezes, cometem deslizes...
É uma atividade que temos que estar muito atentos.
Ministro o referido curso.
Caso tenha interesse podemos combinar de desenvolver o mesmo.
Vc mora aonde?
Abraços,
Luiza
Ministro atualmente o curso particular e monto turmas conforme a demanda.
Caso vc tenha interesse, favor entrar em contato comigo.
luizaconsultoria@hotmail.com
Quem sabe vc consegue alguns alunos e faz o curso gratuito?
Gt e abs,
Agradeço a visita e o comentário.
Estive em seu site e parabenizo pelo seu trabalho.
Abs,
Sugiro que faça um curso de apresentação em público. Caso more em BH, posso ministrar o mesmo para vc.
Sua experiência como radialista é muito válida para atuar como MC.
Envio meu e-mail para contato: luizaconsultoria@hotmail.com
Grata pelo comentário.