A 25ª edição do Minas Trend promove a diversidade de estilos



A abertura da nova semana da moda mineira aconteceu dia 21 de outubro, no Expominas, com coquetel especial para convidados e desfile das coleções outono/inverno 2020. O Minas Trend, que se encontra na 25ª edição, com o tema “Tecendo Futuros, é promovido pela FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

Considerado o maior Salão de Negócios de moda da América Latina, é realizado em Belo Horizonte, em duas temporadas anuais primavera/verão e outono/inverno. Possui o objetivo de fomentar a indústria mineira da moda, trazendo oportunidades para a cadeia produtiva e promovendo os segmentos da moda.  

O desfile de abertura, conduzido pelas músicas de Flávio Renegado, foi pautado na diversidade de estilos e na moda sem gênero. O algodão, matéria-prima que aponta o Brasil como maior fornecedor global, esteve presente na passarela nas coleções mineiras, retratado em espaços de convivência e em estandes montados no salão de negócios, onde a mostra segue até o dia 25 de outubro.

O arquiteto Paulo Waisberg e a sócia Clarrisa Neves assinaram a cenografia da sala de desfile, sendo que Paulo Martinez, selecionou a composição dos 60 looks para o desfile, reunindo um time de modelos estreantes conduzidos por Bill Macintyre.

As produções desfiladas foram concebidas por marcas mineiras de vestuário, bolsas, calçados e bijuterias, destacando a roupa sem gênero e apontando a diversidade na moda. O tom branco predominou, mesclado com nuances de dourado e cinza. Foram mostrados trajes com shapes volumosos em tecidos fluídos, transparências e renda, em maxi casaco e coletes, chemises abaixo do joelho, calças, blusas, macacões e vestidos marcados na cintura por diversos acessórios.

Flávio Roscoe, presidente da Fiemg salientou: “Nesta edição estamos otimistas, pois entendemos que o Brasil se encontra num processo de sinais claros de recuperação da economia. O salão de negócios conta com 290 expositores e é uma edição quase auto sustentável, com relação ao pequeno investimento para a FIEMG. Conseguirmos reunir todo o universo da moda na programação, incluindo o congresso internacional da ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção trazendo 400 especialistas do setor têxtil para Belo Horizonte”.

“Comemoraremos também o aniversário de 185 anos da Anglo Gold e faremos o lançamento do programa “Minas Livre”, do governo do estado. Além disso, assinaremos dois convênios, um com a Cemig e outro com a Energisa a fim de proporcionar redução no consumo de energia elétrica para vários consumidores. A moda está mais vibrante do que nunca e tenho certeza que os compradores que estão presentes sairão daqui encantados”, finaliza Flávio Roscoe.

De acordo com Rogério Lima, diretor criativo do Minas Trend, “a história do tema “Tecendo o Futuro” vai de encontro ao momento que o Brasil está passando, visto que precisamos refletir sobre nossos valores, conceitos e forma de consumo. Combater o que estamos vivenciando hoje não é o ideal, temos que pensar no futuro. É necessário vislumbrar soluções para a inclusão, erradicação da pobreza, como lidar com a ideologia de gênero, como consumir uma energia mais limpa, entre outros. O evento foi idealizado com o intuito de que fosse mais leve, mais limpo, mais espaçoso e com mais oportunidades para abordarmos esses temas.

Trouxe também para esta edição os 17 objetivos dos desenvolvimentos sustentáveis da ONU, com o propósito de chegarmos em 2030 com uma melhor qualidade de vida. É hora de discutir essas questões e mostrar para a sociedade a importância do foco mundial nesses 17 objetivos. A moda nunca será sustentável se não tivermos a responsabilidade na produção com relação à compra de matéria prima, lixo, energia, relacionamento com funcionários, entre outros posicionamentos. A pergunta “como posso melhorar” deve ser feita democraticamente, pois precisamos convergir as ideias em busca das soluções, abrangendo todas as nossas responsabilidades como sociedade, sendo este o propósito do Minas Trend”, conclui Rogério Lima.

Foto: Agência Fotosite

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