A artista plástica Lenny Hipólito faz arte na pandemia

A artista plástica Lenny Hipólito

Lenny Hipólito conta sobre suas atividades durante a quarentena e o desenvolvimento de seu trabalho nas artes, pautados em sua premissa de que “a arte cumpre rigorosamente o papel transformador do aprimoramento do saber e do aperfeiçoamento do ser”.

Graduada em economia, com MBA em Gestão Empresarial e de Negócios pela USP, Lenny frequentou cursos de extensão e aprimoramento profissional. Atuou como funcionária de estatal, é instrutora de cursos de Marketing Pessoal, Motivação, Atendimento, Vendas, Liderança, Organização Empresarial e Comunicação Verbal. 

Suas obras são desenvolvidas utilizando a técnica de pintura a óleo sobre tela, baseada em seus estudos, sobretudo dos grandes mestres, aliando contudo, significativa modernidade ao trabalho. Segundo a pintora e galerista, Beatriz Abi-Acl, “... Cor e sombra, beleza e solidão, força e sensibilidade são características desta artista que, harmonizando contrapontos, espontaneamente se comunica numa linguagem universal a expressividade que capta através de suas pesquisas e vivências...”.

Imprime às telas movimentos variados de pinceladas em camadas de tintas, ocasionando uma construção e desconstrução refinada, inclusive ao utilizar tons metálicos. Conforme a curadora, Marisa Melo, “... Há pequenos sinais espalhados por toda a sua obra que, com a atenção do olhar, se consegue descodificar nas diversas sobreposições de matéria”.

Participou de inúmeras mostras de arte e decoração em diversas cidades e no exterior, entre elas: XXI Circuito Internacional de Arte Brasileira na Bulgária/Sofia – UBA, Union of Bulgarian Artists, Noruega/Oslo - Embaixada do Brasil e na República Dominicana - Santo Domingo - Centro Cultural - Banreservas; Exposição “Ontem e Hoje”, na Galeria de Arte Beatriz Abi-Acl, em Belo Horizonte - Minas Gerais – Brasil; Exposição Permanente na Galeria de Arte Beatriz Abi-Acl; participação na Feira de Arte Contemporânea, em São Paulo – Brasil; Arte BH - Feira de Arte Moderna e Contemporânea; Exposição “Viscerais”, como convidada, realizada na Galeria Beatriz Abi-Acl; Mostra Morar Mais BH, com o apoio da Galeria Libertas Coletivo de Artes.

Expôs também em Lagoa Santa - Minas Gerais, na Expor Recanto do Poeta, em mostra promovida pela Contemporânea Arte e Design; Exposição na Uptime Art Gallery em São Paulo - SP - em colaboração da Campanha Solidária Covid-19; Exposição na Contemporânea Arte e Design em Belo Horizonte; Exposição Descompressão Momentânea, promovida pela Contemporânea Arte e Design, na Mobília Soluções Corporativas, em Belo Horizonte - MG. 

A convite da Baronessa Soares, participou também da Antologia Feminina  “Percosi dell'Anima” - pela Editora Santoro, publicada na Itália, constando cinco obras de arte de sua autoria. E da exposição virtual, na Accademia Pontifícia Tiberina di Roma, em março.  Recebeu o Prêmio Internacional de Maestra D'Arte da Baronesa Soares – Diretora da Galeria de Arte da Accademia Tiberina di Roma - Itália, onde apresenta exposição individual de vinte trabalhos. 

Lenny comentou sobre seus momentos de quarentena e a busca em trabalhar inicialmente com a percepção em relação ao tempo que ficaria disponível, tendo em vista o cumprimento das metas estabelecidas para o ano de 2020, extensivas às áreas de sua vida e considerou:

“Entendi que seria necessário, desenvolver um Plano de Ação Estratégico, que se adequasse aos tempos da Pandemia para não interromper a realização e o aprimoramento dos meus propósitos definidos. Entretanto, acredito que o processo de criação de um artista está continuamente em desenvolvimento, transformação e aperfeiçoamento. Dessa forma, nos respaldamos nesses fatores e alimentamos o nosso desejo de contribuição para um mundo mais digno, por meio da nossa criatividade, da nossa arte e da nossa melhor versão”.

“Procuro exercitar ainda, a minha empatia e inteligência emocional concomitantemente, a fim de motivar familiares e amigos, através de um exercício diário. Outrossim, foco no comprometimento em ampliar os meus relacionamentos interpessoais, baseado em ações humanizadas e prazerosas. Além de procurar aprender coisas novas para potencializar o meu ser e manter a minha disciplina, ocasionadas pelo exercício da leitura, atividade física e meditação. Inspirada nesse espírito de busca constante, iniciarei mais um lato sensu em história da arte, que certamente enriquecerá as páginas da minha vida. Quanto ao meu trabalho relativo a consultoria empresarial, presto assistência de forma virtual e continuo a escrever ininterruptamente matérias relativas a entrevistas, como também invisto tempo nas escritas conclusivas dos meus livros, que serão publicados até o início do próximo ano”.

“Em relação à minha arte, tenho executado uma proposta, que supre o meu interior, gerando alegrias quanto às expectativas de grandes realizações e aprendizados. Concluo que o período da Pandemia é o tempo que temos hoje e até o dia dela se dissipar. Se o tempo que temos é hoje, então vamos investir em pensamentos, sentimentos e ações, que agreguem em nossa vida. Assim como na vida das pessoas que conhecemos e amamos, bem como das pessoas que os nossos olhos não alcançam, mas que os corações sintam! Somos todos uma só energia!”, conclui Lenny Hipólito. 

Por Luiza Miranda - Escritora e colunista. 

Tema: A Espera - Técnica: Óleo Sobre Tela
Dimensão: 120 cm X 240 cm

Tema: A Paz - Técnica: Óleo Sobre Tela
Dimensão: 120 cm X 160 cm

Tema: Natureza Digital - Técnica: Óleo Sobre Tela
Dimensão: 120 cm X 120 cm

Lenny com todos os participantes da exposição Expor Recanto do Poeta,
promovida pela Contemporânea Arte e Design em Lagoa Santa - MG.

Participação no evento do Morar Mais,
na galeria do Libertas Coletivo de Artes.
Com artistas e convidados.

Exposição no Minas Tênis Clube, promovida pela Arte BH -
Feira de Arte Moderna e Contemporânea.
Participação de renomadas galerias de São Paulo e Belo Horizonte,
onde Lenny apresentou seu trabalho por meio da galeria Beatriz Abi-Acl.

Lenny com Sandra Mota e Lucilene Bredoff,
durante a Expor Recanto do Poeta,
 em Lagoa Santa, promovida pela Contemporânea Arte e Design.

Lenny com Raquel Lima e a Letícia Pinto,
no evento promovido pela
Contemporânea Arte e Design, na Mobília Soluções.

Lenny apresentando seu trabalho na exposição
promovida pela Contemporânea Arte e Design,
na Mobília Soluções, em BH.

A artista com Lucilene Bredoff,  Fernando Oliveira,
proprietário da Mobília Soluções e Letícia Pinto.


Instagram: @lennyhipolito
Email: lennyhipolito@gmail.com
Contato: (31) 99188 - 4702
Site da exposição na Galeria dos Artistas da Accademia Pontificia Tiberina di Roma – Itália: https://accademiatiberina.it/arte-letteratura/artisti-del-mese/lenny-hipolito/

Fotos: Lídia Sucasas, Thiago Miranda, Fernando Santos e Marcelo Torres 

Comentários

Postagens mais visitadas