Live solidária do Chorinho de Emoção, com a cantora Ivone Lopes, domingo no Youtube


A cantora Ivone Lopes e o Grupo Roda Viva vem desenvolvendo, desde setembro/2019, junto aos asilos filantrópicos de BH, um lindo Projeto denominado “Chorinho de Emoção”. O evento, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, sob o Patrocínio da MGS Administração e Serviços e apoio institucional do Movimento Gentileza, consiste em levar aos idosos uma tarde de cultura, alegria e interação, onde são relembrados os grandes sucessos do choro e do samba. 

O evento promove o resgate de memórias afetivas desse público, por meio da apresentação de músicas e fatos interessantes dos dois gêneros musicais, aliado ao uso de figurino e adereços de época, que auxiliam na encenação. 

Antes da pandemia do coronavírus, 17 instituições receberam o Projeto de forma presencial. Em novembro passado, o Lar Santa Teresa e Santa Teresinha também recebeu o evento, de uma forma “reinventada”: as idosas dentro do Lar e a cantora Ivone Lopes e o Grupo Roda Viva no passeio, numa distância suficiente para manter a segurança delas, mas permitir que se deliciassem as nossas músicas. 

Em 01/10/20, Dia Nacional do Idoso, o Grupo fez uma Live em homenagem aos idosos de todas as ILPIs filantrópicas (Instituição de Longa Permanência para Idosos).  

Com a autorização da Fundação Municipal de Cultura o “Chorinho de Emoção” está sendo concluído através de Lives, onde as instituições que não puderam receber o Projeto de forma presencial vêm sendo homenageadas. No próximo domingo, dia 13/12, às 15h, no Canal do Youtube Ivone Lopes, mais uma Live do Chorinho de Emoção irá acontecer. 

Dessa vez serão homenageados os Lares: Associação As Sempre Vivas, Lar das Idosas Bom Jesus e Lar da Vovó. Segundo Ivone Lopes “Mesmo em outro formato, tudo está sendo preparado com o mesmo carinho, emoção e entusiasmo nesta que já será a 21ª apresentação do Chorinho de Emoção”.

Após a realização das Lives de 01/10 e 29/11/20, vários depoimentos, fotos e vídeos foram enviados por Coordenadores de Lares de BH demonstrando que é possível sim levar cultura, música e alegria aos idosos de forma virtual. Nas palavras de Ivone Lopes “É preciso ser como o rio que contorna os obstáculos e acaba encontrando o seu caminho para o mar. Pandemia alguma é capaz de deter o desejo de fazer algo bom. E vamos em frente, com os idosos na mesma “vibe”, como dizem os jovens atualmente.” 

O Projeto será concluído com uma Live de Natal no dia 20/12/20, também às 15h.


Comentários

Postagens mais visitadas