A marca Curadoria apresenta a arte em moda

 


A grife Curadoria foi idealizada pela equipe da marca em fazer um diálogo da coleção com as pinturas da série “Aspectos Urbanos”, de autoria da artista visual Iara Abreu. A marca foi escolhida pelas gestoras depois de muitas pesquisas, considerando que curadoria seja um nome próprio do métier artístico, uma vez que se trata de “arte em moda”. 

Segundo Iara Abreu, as roupas possuem modelagem reta e são confeccionadas em maleável tecido fino transparente, promovendo conforto. Ao mesmo tempo se adaptam a todos tipos físicos permitindo que sejam utilizadas de várias maneiras. Podem ser combinadas com outros trajes e acessórios, visto que a intenção é que as pessoas criem seu próprio estilo, elaborando diversas produções baseadas no gosto pessoal.  

Os modelos versáteis, despojados, democráticos, são inspiradores para pessoas ousadas, portadoras de personalidade e atitude, que adotam uma forma diferenciada no vestir e apreciam olhar para a moda com arte.

As peças dialogam com a sustentabilidade, considerando que os cortes retos não originam sobras de tecido. Além disso, a proposta é baseada em tiragem limitada. Cada imagem impressa é pensada individualmente para a estamparia, não ocasionando produção rotativa a metro. 

A origem da grife Curadoria partiu de uma tela “Para Guimarães”, que presta homenagem ao escritor Guimarães Rosa, criada por Iara para uma exposição na PBH e abriu um evento poético no Museu da Pampulha. A pedido de sua irmã, Inajara Castro estampou uma veste e, com o sucesso advindo, transformaram suas pinturas “Aspectos Urbanos” em imagens para estamparia no tecido. Posteriormente, convidou sua amiga Leila Borelli para participar do projeto e dar andamento na proposta.

Iara Abreu, cujas obras são ilustradas por desenhos modernos inspirados na geometria urbana, originando figuras abstratas que se mesclam num colorido vibrante, salientou para o “Renova”: 

“Trabalhei com criações para estamparias, sendo que a costura e a moda sempre fizeram parte do meu universo familiar. Faço o projeto gráfico/designer das minhas pinturas adaptadas para a estamparia.”

“Esta coleção está pronta desde o ano passado, porém foram tantos detalhes a serem planejados, que adiamos o lançamento para o início do ano, mas ocorreu atraso devido à pandemia. O nosso propósito se pautou em produzir uma coleção intimista de comercialização on line, uma tendência contemporânea evidenciada com a quarentena, fato que efetivou essa estrutura comercial em todo o mundo.”

“A história da série “Aspectos Urbanos” teve origem numa exposição em 2005, no Centro Cultural de Contagem, para o qual produzi um painel com 1,00 metro de altura por 11 metros de extensão, além de outras telas pequenas. A exposição virou um projeto de artes visuais e poesia, que ilustrei em nanquim, tendo percorrido mais de quinze espaços culturais e galerias. Conta com a participação de mais de cem poetas nacionais e mais de duzentos poemas ilustrados, resultando em parcerias com outros projetos. A minha narrativa ilustra a cidade com suas cores, sua arquitetura, seus passantes e seu colorido, enfim é a minha vivência na vida urbana, sendo minha inspiração para a criação”, concluiu Iara Abreu. 

Equipe da Curadoria: Iara Abreu, Inajara Castro e Leila Borelli

Por Luiza Miranda - Escritora e colunista












Obras de Iara Abreu
 



Visite o site para adquirir seu traje especial:

Fotógrafas que colaboraram com a Curadoria: 
Nathália Miranda (Salvador), Lú Puiggrós (Lençóis) e Iara Cunha (Belo Horizonte).

Comentários

Postagens mais visitadas