Inaugurada a exposição “Pulmão do Mundo” na Casa dos Contos em BH

Lucilene Bredoff e Fátima Mirandda

Na Galeria de Arte da Casa dos Contos, ocorreu a abertura da mostra “Pulmão do Mundo”. O artistas participantes da “Contemporânea Confraria de Arte e Design” apresentam no local trabalhos ilustrados pelos próprios processos criativos durante a pandemia. O evento ocorreu dia 27 de outubro, reunindo um número limitado de convidados e seguindo as regras vigentes do momento.

Segundo a idealizadora e curadora da exposição, Lucilene Bredoff, que contou com a expertise da artista plástica e curadora Fátima Mirandda, a exposição foi criada baseado no desejo de sensibilizar pessoas sobre os impactos da pandemia e a reinvenção de nossos modos de vida, no que tange ao poder transformador da arte.

Lucilene Bredoff salientou: “No começo da pandemia estávamos apavorados devido às incertezas, assim no “Contemporânea Confraria de Arte e Design”, grupo que reúne mais de cem artistas, lancei um desafio nos primeiros quinze dias do isolamento. A proposta se baseou na elaboração de uma obra de arte com o tema sugerido “pulmão do mundo”, cujo objetivo foi retratar esse momento de inseguranças.”  

“Temos o pulmão do mundo que é a Amazônia, responsável pelo ar puro consumido pelo mundo inteiro. Porém, apesar do ar estar contaminado pelo Covid – 19, temos esperança da descoberta de uma vacina. Portanto, a ideia foi conceber a transformação desse pulmão através da arte.”

“A Casa dos Contos, restaurante que celebra 45 anos de diversificada gastronomia e apoio à cultura, nos cedeu o espaço, sendo que nesse exato momento contamos com dezoito integrantes na mostra. Mas a “Contemporânea” contempla artistas de outros estados do país, originados de São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros. Assim, a nossa ideia é expandir cada vez mais, englobando talentos do Brasil, que almejam mostrar sua arte”, finalizou Lucilene Bredoff.  

Fátima Mirandda comentou: “Finalizamos as atividades artísticas no Restaurante Casa dos Contos em março, devido à quarentena, com a exposição “Diálogo com Matisse”. Nunca imaginamos que este ano seria tão difícil, pois infelizmente ficamos em casa. Nesse meio tempo nos deparamos com muitos problemas relacionados à estagnação de artistas e projetos, assim como falência em várias áreas. Depois de vislumbrarmos tantas perdas, voltamos hoje com muita garra, com muita vontade, apresentando a mostra “Pulmão do Mundo”.”

“Inclusive, sou uma das artistas que participa da exposição e curadora do restaurante em todos os eventos de arte. As obras expostas visam elucidar para o mundo e para as pessoas como os artistas foram prejudicados por essa pandemia. Dessa forma, se suplantamos esse problema, todos também podem superar, visto que a arte é uma forma de levar força para outras pessoas e queremos transmitir essa energia através do nosso trabalho.”

“E que esse seja o começo de uma nova fase aqui na Casa dos Contos, considerando que no próximo mês acontece o aniversário de Belo Horizonte e de Inimá de Paula. Assim esperamos poder convidar as pessoas, para comemorar quem faz parte da nossa história, visto que o artista não vive sem a apreciação do público. Contamos com vocês para nos visitar e prestigiar”, concluiu Fátima Mirandda.

Raquel Lima comentou: “Falando sobre minha obra, que são árvores conectadas, raízes e algas marinhas entrelaçadas, simulo através da minha arte, pulmões sadios. Os troncos das árvores são constituídos pelos continentes, representando a globalização. Eles estão interconectados entre si e as suas raízes estão conectadas com as águas marinhas, que são as maiores responsáveis pela oxigenação do mundo. E essa interconexão representa uma rede vital e assim podemos diante da minha intenção, isolarmos o corona vidros no fundo do oceano. As cores fortes que eu trabalho representam a vida, a esperança de um mundo novo e melhor.”

Artistas participantes:

@dricascoimbra, @angelacosta.artista, @alineguerra12, @fatimamiranddaoficial, @fred_samotta, @henrique_piantino,  @hyvall_hyvanildo_leite, @ivonebeoli, @mariailcemaia, @luabreu_artistaplastica,  @marcossesteves, @mariaterezapenna,  @milaaarte, @naduartwork, @raquellimaarte, @reginamoraes_artes, @rodrigo.eloi e @willsonmendonca

Por Luiza Miranda - Escritora e colunista

Lucilene Bredoff, Lu Abreu, Lucimara Abreu, Fátima Miranda, Marta, Rodrigo Elói e Olavo Roberto Guimarães

Lucilene e Fátima com Izabela Lapa e Kellen. 

Lu Abreu, Luiza Miranda, Fátima Mirandda, Mila Castanheira e Lucimara Abreu.

Henrique Piantino, Mila Castanheira, Lu Abreu, Fátima Mirandda e Rodrigo Elói.

                               Artistas presentes na exposição

Lu Abreu


Fátima Mirandda e Olavo Roberto Guimarães

Mila Castanheira 

Raquel Lima

Maria Tereza Penna

Fred Sá Motta

Rodrigo Elói

Maria Ilce Maia

Ivone Beolli

Regina Moraes

Henrique Piantino e Lucilene Bredoff

Adriana Santos e Maria Tereza Penna

Data de visitação agendada: 27 de outubro a 24 de novembro 

Restaurante Casa dos Contos - Rua Rio Grande do Norte - 106, Funcionários - Belo Horizonte - MG. 

http://lucilenebredoffinteriores.com.br

@lucilenebredoff_interiores @lucilenebredoff @contemporaneaarteedesign  

Visualize mais fotos no BH Eventos:

www.bheventos.com.br

Fotos: Thiago Miranda


Comentários

Postagens mais visitadas